Alunos do curso técnico em meio ambiente de Parintins visitam unidades de conservação
17/11/2015 17h27

Duas unidades de conservação municipais, o Parque do Mindu e o Refúgio da Vida Silvestre Sauim Castanheira, estão no roteiro de visitação do Projeto Expedição Acadêmica, realizada por alunos do curso técnico em Meio Ambiente do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam), de Parintins. As duas unidades são geridas pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas).
O objetivo do projeto é proporcionar aos estudantes a experiência de conhecer unidades de conservação e as estratégias utilizadas para a sua gestão. O grupo, formado por 22 alunos, chegou a Manaus na segunda-feira, 16, e visitou primeiro, na manhã desta terça-feira, 17, o Parque Municipal do Mindu, no Parque Dez, onde foram recebidos pelo gestor da unidade, José Feitoza.
À tarde, seguiram para o Refúgio da Vida Silvestre Sauim Castanheiras, unidade de conservação da categoria refúgio, onde funciona o Centro de Triagem de Animais Silvestres, destinado a receber animais encontrados em situação de risco e destiná-los à vida livre. É a primeira vez que o grupo visita unidades de conservação geridas pela Prefeitura de Manaus.
Os estudantes ficaram impressionados com o trabalho realizado nas duas UCs e estimulados a desenvolver trabalhos semelhantes em Parintins. De acordo com o professor Marcos Wilson Cursino, que acompanha o grupo, o curso foi criado a partir do início das atividades do Ifam em Parintins, em 2010. As viagens pelo projeto Expedição Acadêmica ocorrem desde 2014.
No Mindu, os estudantes ouviram as explanações sobre o histórico do parque e as ações desenvolvidas nas áreas de tratamento de resíduos, recomposição vegetal e o contato com a comunidade. Os alunos percorreram as trilhas ecológicas e puderam contemplar a fauna e flora abundante do local.
No Refúgio Sauim Castanheiras, eles tomaram conhecimento a respeito do trabalho de resgate de fauna silvestre, desenvolvido na unidade, acompanhados pelo veterinário Daniel Grijó, gestor da UC. Eles puderam visitar alguns dos recintos, onde estão os animais que já passaram por tratamento e aguardam destinação.
“Está sendo uma experiência incrível poder sair da teoria e vivenciar na prática o que aprendemos em sala de aula, valeu a pena o esforço da viagem”, afirmou a estudante Esmeralda Andrade de Souza, 28. Amanhã, os alunos irão visitar o Aterro Sanitário de Manaus e retornarão na quinta-feira, 19, a Parintins.
Fotos: Assessoria/ Semmas
Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas): 92 3236-9423 / 98842-1243