Prefeitura incentiva cuidado integral à saúde dos homens no mês de novembro
04/11/2015 19h02

A atenção à saúde dos homens na cidade de Manaus está em alta neste mês com a Campanha Novembro Azul, em que a Prefeitura de Manaus, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), vai intensificar atividades de prevenção e cuidados. A primeira mobilização, realizada na tarde desta quarta-feira, 04, marcou a abertura da programação com uma panfletagem de material educativo sobre a Saúde do Homem, trabalhando o principal mote da campanha, que é a conscientização da população.
O secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto, explicou que as ações educativas têm como objetivo promover o cuidado integral à saúde do homem, prevenindo doenças e fortalecendo a presença do público masculino dentro das Unidades Básicas de Saúde (UBSs). “Os serviços de saúde estão disponíveis durante todo o ano, mas aproveitamos o Novembro Azul para ampliar a oferta e estabelecer estratégias para fortalecer o vínculo dos homens com as equipes de saúde”, destacou Homero de Miranda Leão.
Durante todo o mês, as UBSs receberão os usuários com as ações de imunização, consultas médicas, distribuição de preservativos, saúde bucal, testes rápido de HIV e distribuição de preservativos. Também serão realizadas palestras abordando temas como Violência e Acidentes, Tabagismo, Paternidade Responsável, Atividade Física e Alimentação Saudável, Hipertensão e Diabetes.
Para ampliar os atendimentos, a Semsa também estabeleceu parcerias com outras instituições e empresas para realizar atividades educativas. As ações estão sendo executadas pelas UBSs, sob coordenação dos Distritos de Saúde (Disas) Sul, Norte, Leste, Oeste e Rural, atendendo todos os bairros de Manaus.
Em evento promovido pela direção do Parque Municipal do Idoso, bairro Nossa Senhora das Graças, também nesta quarta, foram ministradas palestras sobre “Saúde Integral do Homem”, abordando o câncer de próstata, câncer de pênis e doenças crônicas como hipertensão e diabetes.
De acordo com a enfermeira Ana Maria Jezini, técnica responsável pelo programa de Saúde Homem no Disa Sul e palestrante do evento, a atividade teve como objetivo de esclarecer o público idoso sobre as principais doenças que atingem os homens e sobre a importância da adesão ao tratamento.
“As UBSs identificam uma maior dificuldade de adesão entre os homens. No caso de diabetes, por exemplo, primeiro o homem tem dificuldade em aceitar o diagnóstico e muitas vezes pode levar até dois anos para fazer a adesão e seguir o tratamento adequado, mesmo porque é uma doença que exige a mudança de hábitos de vida com a prática de atividades físicas e alimentação adequada”, alertou Ana Jezini.
Para o pastor Domingos de Araújo Ribeiro, de 66 anos, frequentador do Parque Municipal do Idoso, o Novembro Azul é muito importante por servir como um alerta para os homens. “As mulheres são mais cuidadosas com a saúde e homens são mais despreocupados. Eu busco atendimento médico todos os anos para a prevenção, mas conheço homens mais novos na minha igreja que só procuram os serviços de saúde quando estão realmente doentes. Por isso, acho que é essencial promover ações educativas”, afirmou Domingos Ribeiro.
Fotos: Assessoria Semmas
Departamento de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa):92 3236-8315