Semmas propõe parceria com acadêmicos de Engenharia Ambiental e Biologia das universidades

Por Prefeitura de Manaus

30/10/2015 11h25

Icone audio

parceriauniversid (2)

 

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), por meio da Diretoria de Áreas Protegidas (DEAPR), deu início a uma série de visitas a faculdades e universidades locais visando ampliar o leque de parceiros do órgão. A ideia é envolver inicialmente acadêmicos dos cursos de Engenharia Ambiental e Biologia, para que possam participar das atividades desenvolvidas nas áreas protegidas geridas pela secretaria.

 

O órgão municipal quer formar um grupo que se disponibilize a integrar as atividades e, em troca, capacitá-los nos diversos temas ambientais, com a entrega de certificados de participação. As visitas às instituições de ensino serão agendadas e conduzidas pelo diretor de Áreas Protegidas da Semmas, Márcio Bentes.

 

O primeiro encontro aconteceu na noite da última quarta-feira, 28, na Faculdade Metropolitana de Manaus (Fametro), com mais de 150 alunos do 1º ao 6º períodos do curso de Engenharia Ambiental. “Além das atividades de capacitação, os estudantes vão poder conhecer e apoiar o processo de gestão das áreas protegidas municipais. Por esta razão, estamos buscando a parceria dos estudantes de faculdades e universidades a fim de ampliar a interação com a classe acadêmica”, afirmou Bentes.

 

Nos encontros agendados por meio das coordenações dos cursos, é possível também tirar dúvidas e estabelecer um diálogo com os estudantes sobre as atividades desenvolvidas pela secretaria e suas áreas finalísticas. “Estamos capitaneando pessoas para capacitar e fazer com que elas conheçam as áreas protegidas do município, mas queremos também passar a nossa mensagem enquanto órgão ambiental, e destacar também que a participação nas atividades será de grande utilidade peso para sua vida acadêmica”, garantiu.

 

O encontro com alunos da Fametro foi bastante positivo, na avaliação do diretor. Além de tirar dúvidas sobre questões ligadas ao licenciamento ambiental, arborização, fiscalização e educação ambiental, houve distribuição de material informativo sobre a campanha de prevenção a queimadas urbanas e foram repassadas informações acerca dos canais de comunicação com a secretaria, estabelecidos para denúncias e outras demandas. De acordo com o diretor de Áreas Protegidas, novas visitas serão agendadas até o final do ano.

 

Texto: Júlio Pedrosa de Oliveira

Fotos: Assessoria

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas): 92 3236-9423