‘Abraço Rosa’ mobilizou comunidade para a prevenção ao câncer no Educandos

Por Prefeitura de Manaus

29/10/2015 16h49

Icone audio

abracorosa (2)

 

Profissionais de saúde, da educação e representantes comunitários participaram de uma grande mobilização para o encerramento do Outubro Rosa na Unidade Básica de Saúde (UBS) Megumo Kado, no bairro Educandos. A programação aconteceu com o ‘Abraço Rosa’ na UBS e o depoimento de mulheres que enfrentaram o câncer de mama e o câncer de colo de útero.

 

O secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto, comemorou o envolvimento e a motivação da população e profissionais de saúde na execução das ações que foram desenvolvidas durante todo o mês de outubro, na prevenção e detecção precoce do câncer entre as mulheres.

 

“O fruto desse trabalho será colhido nos próximos anos com menos doenças, mais prevenção, mais procura pela realização de exames preventivos e com mais mulheres fazendo o autoexame. Lembrando que o Outubro Rosa é um momento simbólico da luta contra o câncer, mas as ações de prevenção são permanentes nas UBSs”, destacou Homero de Miranda Leão.

 

De acordo com a diretora da UBS Megumo Kado, Cleyse Santanna, a idéia do ‘Abraço Rosa’ surgiu como uma forma de mostrar o compromisso das UBSs com a saúde de todas as mulheres. “O evento representa um simbolismo do compromisso e do cuidado com a saúde, mostrando a importância da mulher conhecer o próprio corpo e procurar os serviços de saúde”, informou a diretora.

 

A recomendação é a mesma feita pela autônoma Gláucia Helena Almeida dos Santos, 43 anos, que há cinco anos descobriu ter câncer de mama. Depois de procurar atendimento na UBS Megumo Kado, Gláucia foi encaminhada para atendimento com especialista, fez quimioterapia e continua fazendo o acompanhamento médico de seis em seis meses.

 

“Eu tinha 39 anos e sempre fazia o exame preventivo, mas nunca havia feito o autoexame das mamas, mesmo porque não tinha nenhum caso de câncer de mama na minha família. Só descobri o nódulo no seio ao vestir uma roupa. Por isso, é importante que a mulher conheça o seu corpo, não tenha vergonha de se tocar, de fazer o autoexame de mama e procurar o atendimento médico o mais rápido possível”, destacou.

 

As Unidades de Saúde, durante todo o mês de outubro, reforçaram a oferta dos exames preventivo (Papanicolau), as orientações sobre o autoexame mensal das mamas, a oferta de exames de mamografia e o exame clínico das mamas com médico ou enfermeiro, além da oferta de vacina contra o vírus HPV, um dos causadores do câncer de colo de útero, e que está disponível nas Unidades de Saúde para meninas com idade entre 09 a 13 anos.

 

Texto: Eurivânia Galúcio

Fotos: Assessoria/ Semsa