Prefeitura realiza ação de sensibilização contra o trabalho infantil nos cemitérios da cidade
28/10/2015 16h53

A Prefeitura de Manaus, por meio do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), desenvolvido pela Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh), está atuando nos principais cemitérios da cidade e aproveitando a movimentação por conta do Dia dos Finados para chamar atenção da população sobre a exploração do trabalho infantil.
As equipes do programa junto com a abordagem social iniciaram a ação de sensibilização no cemitério São João Batista, na zona Centro-Sul, onde foi identificado crianças no local realizando serviços nas sepulturas. As equipes orientaram os administradores do cemitério e os familiares dos menores sobre os riscos do trabalho infantil e a importância de coibir a presença de crianças e adolescente nas dependências dos cemitérios vendendo produtos ou realizando qualquer outro tipo de serviço.
As duas equipes, compostas por assistentes sociais, psicólogos e cuidadores sociais, visitaram também os cemitérios Santa Helena e Nossa Senhora Aparecida, ambas na zona Oeste, distribuindo ventarolas e dando orientações sobre as formas de denunciar a violação de direitos.
Segundo a coordenadora do Peti, Iracilda Nascimento, a ação partiu do “aumento nas denúncias e do grande número de crianças e adolescente trabalhando nas dependências e em áreas adjacentes dos cemitérios, que tem um aumento considerável próximo ao Dia dos Finados”.
As crianças e adolescentes encontradas em situação de exploração do trabalho são encaminhadas às famílias e posteriormente inseridas no Peti, programa do Governo Federal, que as integra, e a outros programas de transferência de renda, como o Programa Bolsa Família, por meio da inscrição no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico), além de acompanhamento familiar e oferta de serviços socioassistenciais.
A ação de prevenção, orientação e sensibilização do trabalho infantil, continua nesta quinta-feira, 29, nos cemitérios Santo Alberto e Nossa Senhora Piedade, na zona Leste, onde terão o apoio da Guarda Municipal. Nos outros cemitérios foram distribuídos material de divulgação, incentivando a população a fazer denúncias no Disque 100 (Direitos Humanos), Disque Direitos Humanos (0800 092 6644) e no Disque Denúncia Regional (0800 092 1407).
Texto: Graciete Araújo
Fotos: Diego Caja
Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh): 923215-4616