Escolas da Semed são premiadas com selo ‘Construtores da Cidadania’

Por Prefeitura de Manaus

27/10/2015 17h01

Icone audio

seloconstcidadania (2)

 

A Escola Municipal Professor João Chrysóstomo, localizada no bairro São José, Zona Leste de Manaus, convivia com a poluição visual de pichações, depredações e sujeiras acumuladas por alunos e comunitários que não se importavam com o patrimônio público. Hoje, o cenário é outro. Localizada em uma área de risco na periferia da capital, o prédio é exemplo de conservação e limpeza. A mudança aconteceu a partir da implantação do projeto ‘Caprichando na Educação para Garantir a Cidadania’, que promove a conscientização dos estudantes sobre a temática.

 

A atividade foi inserida no projeto ‘Minha Escola é Tudo de Bom’, da Semed, que, na manhã desta terça-feira, 27, premiou 126 unidades de ensino que se destacaram ao promover ações que ajudam a minimizar os índices de depredação dos espaços escolares da rede municipal de ensino. A João Chrysóstmo foi uma das premiadas e recebeu a placa de Escola Cidadã.

 

De acordo com a diretora da unidade, Tânia Cilene Taita, a transformação aconteceu após o corpo docente ensinar, de forma interdisciplinar, como os recursos públicos são aplicados na construção de escolas e os malefícios que a depredação acarreta ao próprio bolso dos alunos e seus pais. Além disso, cada classe elegeu um agente mirim que, no horário do recreio, promoviam debates sobre conscientização.

 

“Nós temos os agentes mirins, que foram escolhidos em cada sala. São alunos com melhor comportamento e notas. Eles saem na hora do recreio, vestidos com colete de agente e vão orientando os colegas para não sujarem a escola, não riscarem as carteiras e isso surtiu muito efeito na nossa comunidade”, relatou.

 

Premiação

O ‘Minha Escola é Tudo de Bom’ nasceu em 2007 para premiar as unidades de ensino da prefeitura que se destacam com ações de cidadania. Neste ano, 217 escolas aderiram ao projeto. Foi criado um regulamento com metas a serem cumpridas e uma pontuação para cada atividade realizada. De todos os participantes, 39 receberam a placa de ‘Escola Cidadã’ por já desenvolverem atividades sobre o tema há pelo menos dois anos, e 87 foram premiadas com o selo ‘Construtores da Cidadania’, para colégios que aderiram ao projeto em 2015.

 

A chefe da Divisão de Ensino Fundamental (DEF), Lucila Bonina, explicou que a ideia do projeto é conscientizar e a partir do aprendizado colher melhoria nos índices de depredação das escolas da Semed. “A escola não está preocupada somente em passar conhecimento de língua portuguesa e matemática. Queremos formar pessoas para viverem na sociedade. Então, um projeto como esse ensina uma coisa muito importante que é cuidar do patrimônio público”, disse.

 

Além desse ganho, de acordo com Bonina, os bairros estão ganhando escolas menos depredadas e mais protegidas. “Em muitas delas, a quantidade de carteiras quebradas, pichação diminuiu porque os próprios alunos começaram a se preocupar e a cuidar mais do ambiente escolar”, completou.

 

A secretária municipal de Educação, Kátia Schweickardt, destacou a importância dessa ação nas escolas. Segundo ela, ensinar cidadania é ensinar como as pessoas devem se portar em uma sociedade e, principalmente, combater o famoso ‘jeitinho brasileiro’, de fazer as coisas. “Trabalhar a cidadania com as crianças e os adultos que estão próximos dessas crianças é, de fato, algo tão importante quanto ensinar a ler e escrever, porque com isso vamos proteger o mundo que vivemos. Eu sou muito grata que tenhamos esse grupo de professores que tenham se preocupado em internalizar isso na nossa rede”, destacou.

 

Texto: Thiago Botelho

Fotos: Rodemarques Abreu

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Educação (Semed): 92 3632-2054