Emoção e agradecimento marcam homenagem da prefeitura aos aposentados
27/10/2015 16h32

Emoção, sentimento de dever cumprido e agradecimento pelo reconhecimento do Poder Executivo Municipal aos anos de dedicação ao serviço público. Foi esse turbilhão de sentimentos que dominou os aposentados homenageados pela Prefeitura de Manaus na manhã desta terça-feira, 27, no evento “Obrigado, Servidor!”, realizado pela Manaus Previdência aos 390 servidores do município que se aposentaram em 2014.
“O prefeito, como servidor público durante toda sua vida, faz um gesto muito nobre em reconhecer o bom serviço dessas pessoas”, destacou o subsecretário municipal de Juventude, Esporte e Lazer, Rodrigo Guedes, que representou o prefeito Arthur Virgílio Neto na solenidade, ocorrida no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), bairro Adrianópolis.
O diretor-presidente da previdência municipal, Marcelo Magaldi, enfatizou em seu discurso que no momento atual, não é fácil ser servidor público no Brasil, à medida que muitos acreditam que o exercício da função é sinônimo de ações que desabonam a conduta, como atitudes de corrupção, por exemplo. Mas, na opinião de Magaldi, com paciência e muito trabalho é possível mostrar à sociedade que cada servidor público cumpre seu ofício com seriedade, austeridade e muito amor. “Agradecemos muito pelo que vocês fizeram. E em breve, seremos nós que estaremos sendo homenageados neste evento”, destacou, referindo-se ao fato de ser servidor concursado do município.
Um dos momentos de maior emoção foi quando o conselheiro da OAB, Paulo Trindade Júnior, convidado a compor a mesa, entregou a placa do “Obrigado, Servidor!” ao próprio pai, Paulo Trindade, professor aposentado. Em seu discurso emocionado, Paulo Júnior agradeceu em público pela educação que recebeu do pai, enfatizando que graças ao trabalho duro do genitor, nunca havia faltado o essencial para a família, e que devido os ensinamentos recebidos, podia olhar nos olhos do pai e dizer que também agia com honradez com cada cliente que atendia na professou que abraçou, que foi a advocacia. “Nunca agi de forma desonesta. Segui os caminhos do meu pai, de trabalhar com retidão”, destacou.
Exemplar também foi a trajetória da professora Regina Veloso, 55, que revelou uma grata coincidência na sua passagem pelo Executivo municipal. Regina entrou na Prefeitura em 1990, durante o primeiro mandato do prefeito Arthur Neto (1989-1992) e se aposentou no segundo mandato (2013 a 2016).
Apaixonada pela profissão, Regina lembra que se desdobrava para dar aula numa escola do Estado no quilômetro 23 da rodovia AM-010, onde 30% dos alunos eram de origem indígena. Voltava em um veículo do governo, mas quando este quebrava na estrada, ela e os colegas pediam carona nos caminhões que passavam na estrada, tentavam ficar mais próximos dos seus destinos para emendarem para a escola municipal onde lecionavam.
“Saltava do caminhão, ficava esperando a linha 013 para ir à Compensa dar aula à tarde. Era muito difícil, mas eu não mudaria meu destino em nenhuma vírgula, pois sempre amei a profissão que escolhi”, contou. Esse amor, a professora passou para o filho Augusto Veloso, 22, que a acompanhou na solenidade. Juntos, eles dão aula de reforço particular. “Amo matemática, fui uma boa professora no município e continuo sendo no Estado, onde continuo lecionando”, complementou Regina.
Além de Marcelo Magaldi, Rodrigo Guedes e Paulo Trindade, compuseram a mesa os diretores da Manaus Previdência Silvino Neto (Administração e Finanças) e Edna Mateus (Previdência); o ex-diretor-presidente da autarquia, Edson Fernandes Júnior; a diretora-geral da Escola de Serviço Público Municipal (Espi), Luiza Rebelo; e a servidora Vanessa Krichanã, representando o Ministério Público Federal.
Texto: Marcia Claudia Senna
Fotos: Karla Vieira/Semcom
Assessoria de Imprensa da Manaus Previdência: 92 3186-8030