Mostra de livros infantis movimenta Centro de Educação Infantil Renata Holanda

Por Prefeitura de Manaus

23/10/2015 17h18

Icone audio

mostralivros (2)

 

As mais variadas histórias infantis fizeram parte da programação da 6ª Mostra de Livros Infantis, do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Renata Holanda, bairro Jorge Teixeira, zona Leste. O evento aconteceu nesta sexta-feira, 23, e contou com a participação dos 485 alunos do 1º e 2º períodos, além das professoras, pais, responsáveis e comunidade.

 

Desenvolvida pela coordenação pedagógica da escola, a ação faz parte do projeto didático ‘Quem conta um conto encanta!’. O objetivo é iniciar nos alunos o gosto pela leitura, utilizando como via principal o conto de histórias infantis, a fim de desenvolver a oralidade, a comunicação, o raciocínio, a expressão corporal e artística, visando, ainda, a construção de uma aprendizagem prazerosa e significativa.

 

Na programação, as crianças fizeram à apresentação das historinhas infantis em dez salas temáticas: ‘Uma Joaninha diferente’; ‘Mágicas palavras’; ‘Os dois amigos’; ‘A arca de Noé’; ‘O que não cabe no meu mundo: crueldade’; ‘O leão e o rato’; ‘A grande Lulu’; ‘Um mundo melhor’; ‘Romeu e Julieta’; e o ‘Mágico de Oz’.

 

A professora da escola, Mônica Lira, explicou como foi realizado o trabalho para o aprendizado das crianças com as historinhas infantis. Para educadora, é uma satisfação ver as crianças se apresentando e mostrando tudo que assimilaram em sala de aula.

 

“No início do ano, escolhemos e pesquisamos as histórias, pois toda história tem que ter um valor moral, onde as crianças possam aprender sobre esse valor.  São valores importantes tanto para vida infantil, quanto para a vida adulta. As histórias foram trabalhadas e depois pesquisadas em sala de aula durante o ano todo”, disse.

 

Conforme a educadora, as professoras fizeram atividades com os alunos por meio de técnicas de contação de histórias, artes plásticas, dança e encenação. “Tudo relacionado a uma história escolhida. Foi selecionado um personagem, onde a criança trabalhou com o valor moral da história, assim como, as letras e a sequência lógica dos personagens”, salientou.

 

A auxiliar de escritório Marolina de Souza Silvino, mãe do aluno do 2º período, Gabriel de Souza Lima, 5, ficou satisfeita ao ver o aprendizado de seu filho sobre as mais variadas historinhas infantis. “Meu filho já consegue ler as historinhas e vai fundo dentro do livro ao fazer a leitura. Ele foi o personagem Romeu, mas está muito feliz por fazer tudo isso. Acredito que esse aprendizado, mesmo ainda criança, é muito bom para seu desenvolvimento como pessoa. Estou muito feliz por ele”, comentou.

 

Com um sorriso, a aluna do 2º período, Liandra Luara Negreiros Andrade, 6, mostrou toda sua alegria ao ter aprendido a historinha “Um mundo melhor”. Para ela, foi algo muito especial que nunca mais vai esquecer. “Eu aprendi que o bom é ser prudente e cuidadosa com tudo ao seu redor. Ler a história foi muito legal e gostei muito do li sobre isso”, disse.

 

Texto: Assessoria de Comunicação da Semed

Fotos: Assessoria/ Semed