Palestra na Semsa reforça importância do diagnóstico precoce do câncer de mama
21/10/2015 16h20

Dando continuidade à programação alusiva ao Outubro Rosa, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) promoveu, nesta quarta-feira (21), às 09h, no auditório da Semsa, palestra com o presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia Regional Amazonas, especialista em saúde das mamas e mastologista da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCecon), Gerson Mourão.
Para um auditório lotado com 90% de mulheres, o médico falou sobre os diversos aspectos do câncer de mama, fez esclarecimentos e deu orientações a respeito da prevenção e do diagnóstico precoce.
Segundo Gerson Mourão, a história do câncer de mama representa a história da luta social das mulheres. “As pessoas precisam continuar se unindo pela causa, buscando avanços. Em muitos casos, as mulheres procuram ajuda médica quando o nódulo já está grande, ou seja, com as chances de recuperação já diminuídas. Nosso principal objetivo é realmente reforçar a importância do autoexame mensal e dos exames preventivos, principalmente da mamografia anual a partir dos 40 anos”, destacou.
O médico revelou que quando a mulher sente o caroço pequeno na mama, durante o autoexame (que é quando ela apalpa os seios em busca de alguma alteração), ele normalmente já tem um centímetro e aproximadamente cinco anos de evolução. “Quando detectado na fase inicial, as chances de cura e de se preservar a mama são maiores”, esclareceu o mastologista, que ressaltou que o autoexame deve ser feito cinco ou dez dias após a menstruação.
Gerson Mourão também destacou a importância do trabalho realizado pelas Unidades Móveis de Saúde da Mulher, da Prefeitura de Manaus, na prevenção e detecção do câncer de mama. “As carretas foram uma grande conquista para as mulheres de Manaus. Graças a elas, hoje conseguimos chegar à população e realizar muitos mais diagnósticos precisos”.
A subsecretária municipal de Gestão da Saúde, Lubélia de Sá Freire, ratificou a importância da realização da mamografia anual a partir dos 40 anos e fez uma revelação preocupante: diariamente há muitas vagas ociosas para realização do exame na Rede Municipal de Saúde.
“Não temos fila para agendamento de mamografias. Precisamos mobilizar família, amigas, colegas de trabalho para a importância da realização do exame. Além disso, muitas pessoas que se submetem à mamografia não vão buscar os resultados depois, o que pode comprometer o tratamento em caso de alteração”, disse.
Por essa razão, segundo ressaltou Lubélia Freire, neste mês, a Semsa está realizando um mutirão para a busca de pessoas que se submeteram a exames, apresentaram alterações e não voltaram para buscar o resultado.
Gerson Mourão enfatizou ainda a importância de uma participação massiva da população na Caminhada das Vitoriosas, evento que acontecerá na próxima quarta-feira (28), às 18h, na Ponta Negra. A caminhada será realizada pelo Centro de Integração Amigas da Mama (Ciam), em parceria com a Sociedade Brasileira de Mastologia Regional Amazonas.
O encerramento das ações da Semsa pelo Outubro Rosa também acontece dia 28, às 16h, com o “Abraço Rosa”, que será realizado simbolicamente na UBS Megumo Kado, localizada na rua Inocêncio de Araújo, 47, Educandos.
Texto: Marcela Normando
Fotos: Arlesson Sicsú
Departamento de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa):92 3236-8315