Dia Rosa mobiliza sede da prefeitura e unidades de saúde

Por Prefeitura de Manaus

17/10/2015 10h56

Icone audio

iluminarosasede (2)

 

A sede da Prefeitura de Manaus, na avenida Brasil, Compensa, ganhou iluminação cor de rosa na noite desta sexta-feira, 16. A mobilização chamava a atenção para o Dia Rosa, que acontece neste sábado, 17, nas unidades de saúde como parte das atividades do Outubro Rosa. A ideia foi chamar as mulheres aos cuidados necessários contra o câncer de mama.

 

Neste Dia Rosa, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) abrem até o meio-dia especialmente para receber o maior quantitativo de mulheres possíveis no oferecimento de preventivos, mamografias e também para oferecerem a vacina contra o HPV. Além das estruturas fixas, as Unidades Móveis de Saúde também estão oferecendo os cuidados.

 

Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) mostram que a doença vem apresentando taxas de incidências crescentes nos países pobres ou em desenvolvimento. No Brasil, a cada ano ocorrem cerca de 50 mil novos casos da doença, que tem maior ocorrência nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. A maior parte das mortes é atribuída ao diagnóstico tardio. No Amazonas, além do câncer de mama, o câncer de colo de útero é outra preocupação.

 

Nesta sexta-feira, 16, o prefeito Arthur Virgílio Neto aproveitou a mobilização na sede da prefeitura para chamar as mulheres aos exames e procedimentos necessários e assim evitar o aumento dos índices da doença.

 

“Quando nós iluminamos de rosa um prédio publico, nós estamos trabalhando no subconsciente das pessoas, para que as mulheres se lembrem da importância do cuidado com a saúde, principalmente de fazer os exames que possam prevenir o câncer de mama e o câncer de colo de útero”, destacou.

 

Até o final do mês de outubro, a Prefeitura de Manaus estará promovendo ações educativas para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer nas escolas, empresas, instituições públicas e associações. A prefeitura está também reforçando a oferta do exame preventivo e de mamografia, além de promovendo maior sensibilização da população sobre a importância da vacinação contra o vírus HPV, que leva ao câncer do colo de útero.

 

A mobilização nas unidades de saúde neste sábado vai priorizar o atendimento de mulheres na faixa-etária dos 25 a 64 anos para a realização do preventivo e mulheres na faixa-etária de 50 a 69 anos para a solicitação de mamografias de rastreio. A ideia é levar às unidades de saúde quem ainda não aderiu à campanha.

 

“ O câncer é uma doença que se não for diagnosticada com tempo, mutila e pode matar. Por isso, a prevenção é absolutamente necessária. Em Manaus, é meu dever lutar para que aqui ocorra cada vez menos esse tipo de coisa”, disse o prefeito.

 

Maternidade iluminada

Após a iluminação da sede da prefeitura na cor rosa, a primeira-dama e secretária municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos, Goreth Garcia Ribeiro, aproveitou o momento para homenagear um dos espaços de maior preocupação da prefeitura com a saúde da mulher manauara: a Maternidade Moura Tapajóz, na avenida Brasil, Compensa. No local foram distribuídos laços cor de rosa para pacientes e funcionários. A maternidade também recebeu a cor da campanha.

 

“O laço cor de rosa é um símbolo mundial de solidariedade, comprometimento e mobilização em torno da luta contra o câncer de mama e em Manaus queremos associar essa batalha também com o câncer de colo de útero. Quem usa o laço cor de rosa ajuda a divulgar a campanha e a conscientizar mais pessoas” disse Goreth Garcia.

 

Mobilização na Semmasdh

Paralelo aos trabalhos nas unidades de saúde da rede, a Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh) realiza neste sábado, 17, em sua sede, na avenida Ayrão, um grande ato de conscientização sobre a importância de dedicar um dia do ano para fazer o exame de prevenção ao câncer de mama e ao câncer do colo do útero, com distribuição de laços e soltura de balões. A programação faz parte do Dia Rosa.

 

Texto: Liliane Costa

Fotos: Marinho Ramos e Mário Oliveira