Limpeza pública está em bairros, igarapés e cemitérios da cidade
13/10/2015 15h14

Mais de 100 funcionários da Prefeitura de Manaus atuam, a partir desta terça-feira, 13, no bairro Vila da Prata, zona Oeste, com o mutirão de limpeza. Coordenada pela Secretaria Municipal de Limpeza Urbana, a operação envolve os serviços de capinação, varrição, raspagem de meio-fio e coleta mecanizada de lixo pesado, como entulhos e sucata de eletrodomésticos.
“Os mutirões já percorreram mais de 200 localidades de Manaus, entre bairros e comunidades. É um serviço importante, na medida em que ajuda a população a dar destinação final a resíduos que a coleta domiciliar da prefeitura não pode retirar. Isso ajuda a evitar que mais lixo vá parar nos igarapés, rios e áreas verdes da cidade”, avaliou o secretário municipal de Limpeza Urbana, Paulo Farias.
Há ainda equipes de mutirão de limpeza na área do Igarapé do Passarinho (bairro Monte das Oliveiras), Cemitério Nossa Senhora Aparecida e na Manaus Moderna.
De janeiro a agosto de 2015 os mutirões de limpeza retiraram 118.693,350 toneladas de resíduos sólidos, com média de 590 toneladas diárias.
Além do mutirão de limpeza, a Semulsp coordena ainda os trabalhos de varrição em diversas áreas, como a Ponta Negra e Centro de Manaus.
Limpeza de igarapés
O trabalho de limpeza nos córregos e igarapés de Manaus segue programação diária na orla da Manaus Moderna (São Raimundo) e na praia do Educandos (Zona Sul). Cerca de 50 trabalhadores da Semulsp estão divididos nessa atividade.
Cemitérios
A preparação dos cemitérios públicos urbanos de Manaus segue em ritmo acelerado. Ao todo, 90 trabalhadores estão executando serviços de limpeza nos cemitérios Santo Alberto (Colônia Antônio Aleixo) e Nossa Senhora Aparecida (zona Oeste). As ações incluem capinação, poda de árvores, coleta de resíduos e varrição.
Por conta do período de seca e altas temperatura, a Semulsp pretende trabalhar até às vésperas do Dia dos Finados (próximo dia 2 de novembro) para manter o mato baixo e diminuir, assim, os riscos de focos de incêndios nos cemitérios, causados pela exposição de velas acesas no gramado seco. “Os cemitérios de Manaus passam por limpeza frequente durante o ano inteiro. Estamos intensificando o trabalho nesse período para melhorar a jardinagem e manter os locais limpos para receber a população”, explicou o subsecretário Operacional da Semulsp, José Rebouças.
O Dia dos Finados é a ocasião em que os cemitérios de Manaus mais recebem visitação. Segundo o Departamento de Cemitérios da Semulsp, são esperadas mais de 500 mil pessoas nos seis cemitérios urbanos da cidade.
Fotos: Assessoria /Semulsp
Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp): 92 3216-8014