Alunos têm contato com animais e répteis no encerramento de programa de educação ambiental

Por Prefeitura de Manaus

09/10/2015 16h08

Icone audio

progeducambenc (2)

 

Os alunos do 4º ano da Escola Municipal Terezinha Costa, na comunidade São Pedro, Tarumã, zona Oeste, vivenciaram uma experiência diferente na manhã desta sexta-feira, 9, quando o uma equipe do Núcleo de Educação Ambiental da Polícia Militar fez o encerramento das atividades do programa Vitória Régia, que durante três semanas realizou ações de educação ambiental na unidade de ensino. O aprendizado, com o tema Animais da Amazônia, proporcionou aos estudantes contato direto com animais e répteis da floresta como aranha, escorpião e cobra.

 

Uma mistura de medo e curiosidade dividiu as crianças. Alguns queriam tocar, outros literalmente sair correndo. O pequeno Alexandre dos Santos, 10, foi um dos mais corajosos. Ele tocou em todos os bichos e disse que aprendeu a gostar de animais no sítio do seu avô. “Aprendi como as cobras e aranhas se camuflam. A cobra é muito macia e gelada. Não tenho medo porque meu avô ficava na mata e pegava esses bichos”, lembrou.

 

Já a estudante Aline Vitória Maia, depois de muita insistência dos colegas, venceu o medo e colocou uma aranha caranguejeira nas mãos. Ela explicou que todos os bichos da floresta são importantes, até aqueles que são venenosos. “Aprendi que precisamos dos animais e temos que preservá-los. Eu peguei uma aranha caranguejeira. Ela é macia e um pouco gelada”, detalhou.

 

O projeto

Durante três semanas, uma equipe de Educação Ambiental da Polícia Militar trabalhou o tema com 150 alunos do 4º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Terezinha Costa. Durante as aulas, os estudantes aprenderam sobre limpeza dos rios, queimadas, desmatamento e também sobre reciclagem. Dentro das atividades, foi proposta uma campanha ecológica, onde os estudantes foram desafiados a arrecadar garrafas PETs e latas de alumínio.

 

No total foram recolhidas 7.448 unidades de resíduos. Desse montante, 3.095 foram levados pelos alunos do 4º ano A, que receberam como prêmio um passeio ecológico e na próxima terça-feira, 13, visitarão o Centro de Instrução de Guerra na Selva (Cigs).

 

De acordo com o coordenador do núcleo de Educação Ambiental da PM, tenente Alan Patrick, o programa Vitória Régia existe desde 2008 e tem o intuito de formar protetores ambientais mirins, ao ensinar noções de preservação do meio ambiente às crianças.

 

“É um programa de educação ambiental, que visa levar educação ambiental às escolas. Trabalhamos a consciência ambiental com crianças de 7 a 12 anos, para que elas consigam, desde cedo, aprender e ter essa consciência, desenvolvendo uma postura ecologicamente correta. O material todo recolhido é todo destinado à reciclagem”, afirmou.

 

Para gestora da escola, Socorro Medeiros, a parceria com a polícia foi proveitosa e conseguiu chamar a atenção dos estudantes para a preservação ambiental. “Só o 4º ano participou, mas toda a escola ajudou a recolher dos resíduos. Foram 7 mil PETs a menos nos igarapés de Manaus. Agora eles têm consciência que devemos tirar esse lixo do meio ambiente, porque senão o futuro deles vai estar comprometido”, alertou.

 

Texto: Thiago Botelho

Fotos: Lton Santos

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Educação (Semed): 92 3632-2054