Semed intensifica atividades da campanha Outubro Rosa com palestra para servidores

Por Prefeitura de Manaus

09/10/2015 9h00

Icone audio

progoutrosasemed (2)

 

Desde o dia 5 de outubro, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) está realizando atividades para intensificar ações da campanha Outubro Rosa, realizada em todo o Brasil neste mês, como forma de alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mana.

 

Como parte da programação, a Gerência de Desenvolvimento do Servidor da Semed, realizou na tarde desta quinta-feira, 8, no auditório da secretaria, uma palestra sobre saúde preventiva feminina. Durante o evento, a assistente social da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (Fcecon), Leila Firmo, abordou as formas de como o câncer de mana e do colo de útero atinge as mulheres e suas medidas preventivas.

 

O evento marcou a abertura da campanha na rede municipal de ensino, com a presença de professoras, servidores da sede, das escolas e das Divisões Distritais Zonais (DDZs). Durante o evento, as funcionárias aproveitaram o momento para esclarecer e tirar dúvidas.

 

“Fazer parte desta campanha é muito importante para nós, porque a nossa secretaria tem mais de dez mil servidoras. Por isso, entendemos que temos a responsabilidade de sempre estar orientando o nosso corpo de servidoras sobre doenças como o câncer de colo uterino e de mama, que tratados e diagnósticos na fase inicial, poderão ser curados e tratadas”, disse a secretária municipal de educação Katia Shweickardt.

 

De acordo com a chefa da Gerência de Desenvolvimento do Servidor, Lúcia Monteiro, a secretaria aderiu à campanha desde 2011, oferecendo consultas médicas e momentos de informação com objetivo de prevenir e evitar a incidência de casos da doença entre as servidoras.

 

“Como secretaria de Educação devemos fazer parte dessa campanha e estar imbuídos nesta causa, que é muito nobre, e que contribui muito para a disseminação de informação e de redução de casos no município e na nossa secretaria, especificamente”, disse.

 

No decorrer da campanha, segundo Lúcia Monteiro, serão realizadas palestras, discussões e disponibilizado, em parceria com a Semsa, uma Unidade Móvel de Saúde, com consulta médica e exames de tireoide, abdômen total, preventivo, transvaginal, entre outros.

 

Umas das servidoras que participou do evento foi a assistente social, lotada na DDZ Leste 1, Rita de Souza. Segundo ela, a iniciativa é nobre e ajuda as mulheres a adotarem uma postura consciente sobre a sua saúde. “Essa campanha nos dá a oportunidade de nós, mulheres, conhecermos o nosso corpo, de paramos um instante a nossa atividade do dia a dia e se preocupar com a nossa saúde”, enfatizou.

 

Palestra 

Durante a palestra, as servidoras tiveram acesso a dicas  e conhecimento sobre diversos tipos da doença, principalmente, o câncer uterino e de  mama, que segundo a palestrante, são os de maior incidência em Manaus. Também tomaram conhecimento de que o câncer é causado pela má formação das células e como elas podem se transformar em uma célula cancerígena.

 

Durante a palestra, Leila Firmo também falou às servidoras da importância dos exames periódicos e preventivos. “Quando o câncer se manifesta no organismo é porque ele já está num estágio avançado. Por isso, é importante conhecer os riscos e a formas de prevenção para que as doenças sejam diagnosticadas no início e para que o paciente não venha a óbito e tenha o tratamento adequado”, disse a assistente social.

 

Ao final do evento foram entregues fraldas geriátricas arrecadas pela Semed à palestrante, que as encaminhará à Organização Não Governamental (ONG) Liga Amazonense Contra o Câncer.

 

Texto: Emerson Felipe

Foto: Cleomir Santos e Deilson Lima