Prefeitura conclui trabalho de demolições na Pista da Raquete
08/10/2015 14h41

Depois de quatro dias de operação envolvendo uma série de demolições, a Prefeitura de Manaus finalizou, nesta quinta-feira, 8, a desocupação irregular do logradouro público na área conhecida como Pista da Raquete, no Nova Vitória, zona Leste. O local foi tomado por dezenas de barracos de madeira e de alvenaria, obstruções, pequenos comércios, sucatas, garagens, bares e vendas, servindo, inclusive, para depósito de lojas de material de construção.
Foram feitas mais de 30 notificações pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) para ocupantes que estavam fazendo comércios e extensões de moradia em área pública, para que retirassem seus pertences antes da demolição administrativa.
No trecho da ocupação, equipes da prefeitura identificaram aproximadamente 81 barracos e obstruções em geral, que começaram a ser demolidos na última sexta-feira, dia 2, em operação integrada com diversos órgãos coordenados pelo Grupo de Gestão Integrada (GGI). Participaram da operação as secretarias de Infraestrutura (Seminf), de Limpeza Pública (Semulsp), de Comunicação (Semcom), Guarda Municipal/Grupo de Operações Especiais (GOE) e Manaustrans.
O Plano Diretor de Manaus define que os passeios e logradouros públicos devem ser mantidos livres. Mas, o desordenamento urbano é comum na cidade e as denúncias mais recorrentes são de ocupação, uso e posse das calçadas como bens particulares.
Além do trabalho de orientação, combate às irregularidades e ordenamento, a Prefeitura de Manaus tem feito vários investimentos para implantar, recuperar e construir novas calçadas na capital. Em 2014, foram 13 mil metros quadrados em passeios e logradouros, com destaque para as obras executadas na avenida Djalma Batista, entorno do Mercado Adolpho Lisboa, Jorge Teixeira, zona Leste, e Manaus Moderna.
Fotos: Divulgação/Implurb
Assessoria de Comunicação do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb): 92 3625-6287