Sede da Semsa e maternidade Moura Tapajóz são iluminadas em alusão ao Outubro Rosa
02/10/2015 17h39

A sede da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), em Adrianópolis, e a maternidade Moura Tapajóz, na Compensa, foram iluminadas de rosa em alusão ao Outubro Rosa, que simboliza a luta contra o câncer de mama. As unidades de saúde da rede municipal estão realizando durante todo o mês de outubro, uma série de atividades de prevenção ao câncer de colo de útero e ao câncer de mama. O objetivo é promover a conscientização sobre a doença, divulgando informações sobre o câncer, a importância da detecção precoce e as formas de prevenção.
O Outubro Rosa é um movimento internacional que pretende estimular a participação da sociedade no combate ao câncer de mama, que é o tipo de câncer que mais mata mulheres no mundo. “No Amazonas, a principal preocupação ainda é o câncer de colo de útero e por isso aproveitamos o movimento para alertar a população da importância da prevenção aos dois tipos de câncer”, explica o secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto.
Desde o primeiro dia de outubro, profissionais de saúde estão promovendo ações educativas sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer em escolas, empresas, instituições públicas e associações, realizando distribuição de panfletos educativos, reforço na oferta do exame preventivo e de mamografia, busca ativa e sensibilização para realização de consulta e exames e sensibilização sobre a vacinação contra o vírus HPV, um dos causadores do câncer de colo de útero.
As quatro unidades móveis também estão envolvidas nas ações do Outubro Rosa, reforçando a oferta de mamografias e coleta de exame preventivo. Do dia 05 ao dia 17 de outubro, uma unidade móvel de saúde da mulher irá atender na Secretaria Municipal de Educação (Semed), disponibilizando vagas para servidoras públicas. Outra unidade móvel será instalada no centro de Manaus para atender a população feminina em geral.
Mobilização
No dia 17 de outubro, haverá uma grande mobilização envolvendo unidades básicas de saúde tradicionais e as unidades móveis, das 7h às 12h, para a realização de coleta de preventivo (prioritariamente mulheres entre 25 a 64 anos), solicitação de mamografia de rastreio (faixa etária entre 50 a 69 anos), atividades educativas e a intensificação da vacina contra o HPV.
Ações de prevenção
Uma das ações de prevenção aconteceu na manhã desta sexta-feira, 02, na sede da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), no Parque das Laranjeiras, zona Sul de Manaus, direcionada para as servidoras da instituição. Foram organizadas palestras educativas de prevenção ao câncer e às doenças sexualmente transmissíveis, encaminhamento das servidoras para o exame preventivo, aferição de pressão arterial e orientações nutricionais.
De acordo com a técnica responsável pelo programa de Saúde da Mulher no Distrito de Saúde Sul (Disa Sul), enfermeira Lúcia Marques de Freitas, é importante que as mulheres saibam que existem quatro medidas simples e disponíveis nos serviços públicos que podem evitar o adoecimento ou a morte da paciente por causa dos dois tipos de câncer: exame papanicolau (preventivo), o autoexame mensal das mamas, a realização da mamografia e o exame clínico das mamas com médico ou enfermeiro.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto, a Semsa disponibiliza o exame de mamografia que pode ser solicitado para mulheres com mais de 40 anos ou de acordo com a indicação médica. “A mamografia consegue identificar a existência de alterações do tamanho de um grão de arroz, quando as chances de cura são muito maiores do que quando a mulher encontra, com o autoexame, um caroço de tamanho maior no seio”, garante.
Outra medida de prevenção instituída pela Semsa é a oferta de vacina contra o vírus HPV, um dos causadores do câncer de colo de útero, e que está disponível nas unidades de saúde para meninas com idade entre 09 a 13 anos.
Na próxima sexta-feira, 09, os profissionais de saúde do Disa Sul também participarão de atividade educativa na empresa Eucatur, que promove pelo quarto ano consecutivo a campanha contra o câncer de mama, atendendo aproximadamente 200 trabalhadoras.
TEXTO: Eurivânia Galúcio
FOTOS: Assessoria / Semsa
Departamento de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa):92 3236-8315