Prefeitura inicia os cursos de capacitação para egressos do sistema prisional

Por Prefeitura de Manaus

02/10/2015 17h24

Icone audio

capacegresistpris (2)

 

Cem egressos do sistema prisional iniciam na próxima quinta-feira, 8, as primeiras aulas dos cursos de instalador elétrico predial, almoxarife, auxiliar de cabeleireiro e auxiliar de cozinha, oferecidos pela Prefeitura de Manaus, por meio do projeto “DeBemComAVida”, coordenado pela Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo, Abastecimento, Feiras e Mercados (Semtef), em parceira com o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM).

 

Nesta sexta-feira, 2, o secretário da Semtef, David Valente Reis, ministrou a aula inaugural no auditório da Escola de Serviço Público Municipal (avenida Prof° Nilton Lins, bairro Parque das Laranjeiras, zona Centro-sul). O evento contou com a participação do desembargador Sabino Marques, do juiz de Direito e coordenador do Projeto “Começar de novo” do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Henrique Veiga, e do deputado estadual Carlos Alberto de Castro (PRB), representando a Assembleia Legislativa.

 

Reis disse o projeto vai primeiramente qualificar profissionalmente 100 cumpridores de medidas alternativas e egressos do sistema penitenciário de Manais e, por meio do Sistema Nacional de Emprego (Sine/Manaus), a Prefeitura  vai buscar parcerias para reinserí-los efetivamente no mercado de trabalho. “Estamos dando uma oportunidade para que eles possam ser ressocializados e ter novamente uma vida em sociedade”, completou o secretário do Trabalho.

 

O “DeBemComAVida” está associado ao projeto “Começar de Novo” do CNJ, que também é voltado para a reinserção de ex-detentos ao mercado de trabalho. O juiz Henrique Veiga informou que, com a divulgação dos cursos, muitos egressos do sistema prisional passaram a procurar mais pela qualificação. “Com esses cursos temos a certeza que iremos elevar a capacitação destas pessoas e elas estarão aptas para conseguir uma vaga de emprego no mercado de trabalho”, assegurou o juiz.

 

O recurso para execução do programa “DeBemComAVida” foi adquirido pela Emendar Parlamentar n°156/2014, de autoria do deputado Carlos Alberto de Castro, na época em que ele era vereador de Manaus. “Este projeto indiscutivelmente irá trazer muitos benefícios a essas pessoas. Isto é motivo de alegria porque elas terão oportunidade de recomeçar e sei que dei minha contribuição para que isso ocorresse”, explicou o deputado.

 

Afrânio de Lima, 42 anos, atualmente em liberdade condicional, irá participar do curso de instalador elétrico, ele disse está aproveitando todas as oportunidades que estão surgindo para estudar e se qualificar para o mercado de trabalho. “Enquanto eu estava privado da minha liberdade, fiz vários cursos e consegui terminar meu ensino médio. Tinha parado na quinta série do ensino fundamental. Estou procurando me capacitar e tentar montar meu próprio negócio”, falou.

 

Os cursos terão início na quinta-feira, 8, das 13h às 17h e das 18 às 22h, com previsão de término para o dia 4 de dezembro.  As aulas vão acontecer no Instituto dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Estado do Amazonas (Itteam), na rua Natal, n°17, bairro Raiz, zona Sul.  Os inscritos também irão receber vale-transporte para se deslocarem para o local do curso.

 

Fotos: Arlesson Sicsú/ Semcom

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Trabalho, Empreendedorismo, Abastecimento, Feiras e Mercados (Semtef)