Aula inaugural marca o início dos cursos de qualificação do programa ‘DeBemComAVida’
01/10/2015 16h39

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo, Abastecimento, Feiras e Mercados (Semtef), irá promover nesta sexta-feira (02), a aula inaugural dos cursos de qualificação do programa “DeBemComAVida”. O evento terá inicio às 10h, no auditório da Escola de Serviço Público Municipal (Espi), localizada na av. Prof° Nilton Lins, Parque das Laranjeiras, zona Centro-sul.
O programa de “DeBemComAVida” está oferecendo cursos de qualificação para egressos do sistema prisional, de apenados e de cumpridores de penas e medidas alternativas. De acordo com o secretário da Semtef, David Valente Reis, um público de 100 pessoas está inscrito para participar dos cursos. “Nosso objetivo é criar condições para que estas pessoas sintam-se reinseridas tanto no mercado de trabalho, quanto na sociedade”, disse David Reis.
No total, quatro cursos estão sendo disponibilizados: o de instalador elétrico predial-NR10, com 40 inscritos e carga horária de 160h; almoxarife, com 20 inscritos e carga horária de 80h; de auxiliar de cabeleireiro, com 20 inscritos e carga horária de 80h; e o de auxiliar de cozinha, com 20 inscritos e carga horária de 120h.
Os cursos terão início no dia 08 de outubro, das 13h às 17h e das 18 às 22h, no Instituto dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Estado do Amazonas (Itteam), na rua Natal, n°17, bairro Raiz, zona Sul.
Segundo David, os egressos terão apoio psicológico e de assistência social durante a realização dos cursos. “Temos uma parceria firmada com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por meio do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) e do Programa “Começar de novo”, que irá nos possibilitar esse acompanhamento, uma vez que nossa intenção não é somente reinserir estes trabalhadores no mercado de trabalho, mas também qualificá-los em diversas áreas”, disse Reis.
O programa “DeBemComAVida” é coordenado pela gerente de Pesquisas e Projetos da Semtef, Ana Paula Patrocínio, sob supervisão da diretora do Departamento de Qualificação, Mayerley Brito, com a assessoria do advogado Adonay Barreto, e do diretor do Sistema Nacional de Emprego (Sine), Murilo Cunha.
Fotos: Assessoria/ Semtef
Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Trabalho, Empreendedorismo, Abastecimento, Feiras e Mercados (Semtef)