Plantio no João Paulo encerra Semana da Árvore e marca o combate às ilhas de calor na Zona Norte

Por Prefeitura de Manaus

25/09/2015 17h06

Icone audio

encsemarvore (2)

 

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), encerrou, na manhã desta sexta-feira, 25, a programação da Semana da Árvore, com uma grande ação de plantio, que reuniu mais de 200 pessoas na rotatória do João Paulo, na avenida Curaçao, bairro Santa Etelvina, Zona Norte.

 

Foram plantadas no local 150 mudas de espécies arbóreas, todas acima de 1,80 metro de altura, em toda a extensão da rotatória. O secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Itamar de Oliveira Mar, ressaltou que, além de encerrar a semana comemorativa, o plantio marca o trabalho de combate às ilhas de calor na cidade, presentes principalmente nas zonas Norte e Leste de Manaus.

 

O plantio contou com o apoio dos moradores do entorno, além de alunos, professores e gestores do Centro Municipal de Educação Infantil Síria Mamed Amed e do Centro de Ensino de Tempo Integral João dos Santos Braga. A ação também contou com a participação dos alunos do curso de Engenharia Florestal do Centro Universitário do Norte (Uninorte), representantes do Grupo Escoteiro Padre Liberman, além dos dirigentes do Instituto Mãos que Criam Arte, do conjunto Cidadão 12 (situado nas proximidades), da ONG Grupo de Amigos Voluntários da Amazônia (Gaviam) e do grupo formado durante a realização do I Seminário de Arborização Urbana de Manaus.

 

Segundo os moradores, as mudas irão proporcionar melhoria na qualidade de vida de todas as pessoas que passam pela rotatória, seja para ir à escola, ao trabalho ou para a prática de exercícios físicos. A estimativa é de que dentro de dois anos, as árvores estejam com as copas formadas e proporcionando sombra.

 

O secretário Itamar Mar fez um apelo para que todos se engajem na missão de cuidar das mudas para que, num futuro próximo, elas possam estar beneficiando a comunidade.  “Não permitam que a rotatória do João Paulo entre na triste estatística de vandalismo cometido contra as mudas plantadas”, observou o secretário, ao se referir ao índice médio de perdas de até 60% registrados em áreas de plantio.

 

De acordo com ele, ao longo do ano, outras áreas das zonas Norte e Leste de Manaus deverão receber novas ações por parte da Semmas, conforme programação do Departamento de Arborização e Paisagismo, com o apoio da Divisão de Educação Ambiental da Semmas, responsável pela realização de diagnósticos de arborização e ações de sensibilização das comunidades.

 

Além do plantio na rotatória, foi feita a distribuição de 500 mudas de espécies frutíferas e ornamentais. A dona de casa Liciene Carvalho de Farias, 59, moradora do João Paulo, afirmou ter gostado muito da ação e aproveitou para levar mudas ornamentais para casa. “Vou ajudar a cuidar dessas mudas plantadas e como não tenho muito espaço no quintal levarei apenas mudas ornamentais”, afirmou.

 

Fotos: Arlesson Sicsú

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas): 92 3236-9423