Programas de inclusão social na área de educação são destaques na Feira Norte do Estudante

Por Prefeitura de Manaus

24/09/2015 17h26

Icone audio

incsocioeduc (2)

 

Os programas de inclusão sócioeducacionais da Prefeitura de Manaus – Bolsa Universidade (PBU), Bolsa Pós-Graduação (PBPG) e Bolsa Idiomas (PBI) -, foram destaques na Feira Norte do Estudante, evento que promove a interação entre estudantes, profissionais, instituições de ensino e o mercado de trabalho.

 

A apresentação aconteceu nesta quinta-feira, 24, em palestra proferida pela professora Andreia Brasil, diretora-executiva da Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi).

 

Em sua sexta edição, com o tema “Carreira, Estágio e Emprego”, a Feira Norte do Estudante é gratuita e acontece até esta sexta-feira, 25, no Centro de Convenções do Manaus Plaza Shopping, na Zona Centro-Sul de Manaus. Na ocasião da palestra, Andreia Brasil apresentou dados dos programas, como número de pessoas alcançadas e potenciais benefícios ao mercado, à economia e ao aspecto social, uma vez que tais programas atendem pessoas de baixa renda.

 

O Bolsa Pós-Graduação, por exemplo, está em sua primeira edição e teve mais de 7,2 mil candidatos, dos quais 1.193 foram aprovados pela Prefeitura. A Espi, inclusive, finalizou esta semana o período de recebimento dos documentos dos aprovados na primeira chamada do PBPG.

 

O programa Bolsa Universidade, que terá o próximo edital anunciado ainda este ano, foi outro destaque, assim como o Bolsa Idiomas, que busca ajudar a população de baixa renda a obter formação em uma segunda língua. “Na palestra, falei dos programas, destacando o aspecto semelhante quanto ao caráter socioeconômico”, explicou a diretora-executiva da Espi e coordenadora dos programas de inclusão socioeducacional.

 

Para ela, é importante apresentar as nuances e detalhes de cada programa como forma de esclarecer as dúvidas mais recorrentes em períodos de anúncio de edital. “É importante explicarmos detalhadamente todos os aspectos e processos que um candidato deve passar até se tornar, efetivamente, um bolsista, e tirar as dúvidas das pessoas a respeito da Escola e dos nossos projetos, além de dar aos estudantes a oportunidade de conhecer melhor os programas”, concluiu a Andreia Brasil.

 

Além da Prefeitura de Manaus, também marcam presença na Feira Norte do Estudante, representantes do Governo do Estado, estabelecimentos de ensino, empresas e parceiros do evento.

 

Texto: Elisabeth Flôr

Fotos: Assessoria / Espi

Assessoria de Comunicação da Escola do Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi)