Grupo voluntário formado em seminário vai atuar nas ações de arborização na cidade
23/09/2015 17h11

Participantes do terceiro dia do Seminário de Arborização Urbana da Cidade de Manaus, promovido pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), no auditório do Parque do Mindu, decidiram, nesta quarta-feira, 23, formar um grupo voluntário, com 15 pessoas, representantes de diversas áreas da cidade, para colaborar de forma efetiva com as ações de arborização da capital amazonense.
A ideia partiu da necessidade de maior envolvimento da população com as ações de arborização, sobretudo nas zonas Norte e Leste, onde estão as áreas mais quentes e onde se registra também o maior índice de vandalismo de mudas plantadas nas vias públicas. O seminário teve como atividade nesta quarta-feira (23), a realização do minicurso sobre Planejamento da Arborização, ministrado pela engenheira agrônoma Rosemary Bianco, diretora de Arborização e Paisagismo da Semmas.
De acordo com Rosemary Bianco, a formação do grupo já demonstra que existe um desejo por parte da população em participar, daí a importância da realização de eventos como esse para compartilhamento de conhecimentos. O grupo é formado por integrantes de movimentos sociais, instituições, estudantes e empresários.
“Com essa iniciativa, estamos conseguindo atingir o principal objetivo do seminário, que era o de envolver as pessoas e convocá-las a serem parceiras do Poder Público municipal na missão de arborizar a cidade, por meio do Programa Manaus Verde e Viva. Esperamos que isso se multiplique”, afirmou Rosemary Bianco.
Nesta quinta-feira, 24, os participantes do seminário irão realizar uma atividade prática de planejamento da arborização urbana, na avenida Natan Xavier Albuquerque, que liga a avenida das Torres à Colina do Aleixo. A finalidade é proporcionar a vivência dos desafios da arborização em um corredor viário planejado para ter árvores nos passeios públicos ao longo de toda a extensão da via.
Encerramento
Na sexta-feira, 25, a programação da Semana da Árvore será encerrada com uma ação de plantio na rotatória do João Paulo, área onde há alguns meses foi feita a retirada de uma invasão. Rosemary Bianco explica que essa ação de plantio foi precedida de um trabalho de sensibilização da população do entorno para que possam participar e se comprometer em cuidar das mudas.
Serão plantadas no local 140 mudas de espécies arbóreas variadas, que em pouco mais de dois anos estarão com uma copa formada e proporcionando sombra, principalmente para quem utiliza a rotatória para fazer caminhada, além de bem-estar para ciclistas e motoristas. O plantio contará com a presença do secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Itamar de Oliveira Mar, além de servidores da Semmas.
Participantes
A técnica florestal Izete Ferreira de Oliveira, 45, é uma das participantes do I Seminário de Arborização e integra o grupo voluntário. “Vim participar do seminário por conta do meu interesse pelo tema e está sendo muito gratificante”, afirmou ela, acreditando que o envolvimento das pessoas é o melhor caminho para que a arborização ganhe ainda mais força. “Se pelo menos cinco ou dez pessoas sentirem no coração a necessidade de cuidar, a coisa vai”, disse Izete, sugerindo a criação de mecanismos de incentivo para essas ações, com o envolvimento da iniciativa privada.
O presidente do Instituto Sumaúma, Augusto Leite, idealizador do grupo, afirma que o seminário foi uma oportunidade de reunir pessoas que têm afinidade e o mesmo ideal em relação à arborização da cidade. “Porque não reunir essas pessoas e fazer com que elas possam contribuir de forma mais efetiva, participando das ações, sugerindo, convocando outras pessoas e executando”, afirma. O seminário, segundo ele, foi uma oportunidade de aprendizado sobre a arborização urbana, necessário para embasamento das futuras ações.
O seminário teve inicio na segunda-feira, 21, com uma mesa-redonda que abriu a programação comemorativa ao Dia Nacional da Árvore. Na terça-feira, foi a vez do minicurso sobre Manejo da Arborização, ministrado pelo engenheiro florestal Lucas Ourique, chefe da Divisão de Elaboração e Acompanhamento de Projetos da Semmas, quando foram esclarecidas as dúvidas sobre procedimentos de autorização e operacionalização de corte e poda. O evento conta com a participação de estudantes, representantes de instituições públicas, movimentos sociais e prefeituras da Região Metropolitana de Manaus.
Para o funcionário público Everton Ribeiro de Brito, 43, morador do conjunto Nova Cidade, na Zona Norte, o seminário foi um espaço aberto para que todos pudessem contribuir. “Temos sempre muitas críticas ao trabalho do poder público, e com o seminário podemos começar um trabalho conjunto, ao invés de só bater”, afirmou.
O encontro conta também com a participação de técnicos da Eletrobras Amazonas Energia e empresas terceirizadas responsáveis pelo serviço de poda de árvores em confronto com a rede elétrica. “Manaus é uma cidade muito grande e as pessoas precisam ter conhecimento sobre nossas práticas, e a necessidade de compatibilização das árvores com os equipamentos urbanos, privilegiando a parte dos serviços ambientais que elas (árvores) prestam”, observou Lucas Ourique.
Fotos: Assessoria/ Semmas
Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas): 92 3236-9423