Prefeitura atua na sensibilização contra as queimadas urbanas

Por Prefeitura de Manaus

23/09/2015 14h30

Icone audio

queimadasurbanas (2)

 

Uma campanha com forte apelo educativo começa a ganhar as ruas com a missão de sensibilizar a população para a urgência do combate às queimadas urbanas na cidade. A iniciativa da Prefeitura de Manaus é uma resposta ao grande número de ocorrências de incêndios  provocados, segundo especialistas, por atitudes que em princípio parecem inofensivas mas que colocam toda a população em risco.

 

A campanha prevê uma série de peças publicitárias com conteúdo informativo e pedagógico, criadas para “despertar nas pessoas a preocupação com os riscos das queimadas que vão muito além do fogo e afetam principalmente o ar que a gente respira na cidade”, explica o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Itamar de Oliveira Mar, para quem “a campanha deve assumir um caráter mobilizador de todos os moradores de Manaus no combate a um perigo que ameaça, sim, todos nós moradores da cidade”.

 

O material foi planejado para atingir diversos públicos e em diferentes formatos será distribuído em pontos estratégicos da cidade. O VT para televisão, já no ar, traz cenas cotidianas exatamente para mostrar o quanto a população precisa rever hábitos antigos. “Trata-se mesmo de mudança de atitude não somente para melhorar a cidade, mas pra proteger nossa família e proteger a saúde de todos”, revela o secretário afirmando que o slogan da campanha “Queimadas urbanas – Todos saem perdendo”, sintetiza a necessidade de combater o problema.

 

A campanha é lançada no período de intenso calor registrado a partir do mês de setembro e informa, entre outros pontos, que não se deve jogar pontas de cigarro ou fósforos em áreas de vegetação e deve-se manter os quintais e terrenos limpos sem queimadas. Alerta também para as consequências da fumaça, como poluição, aumento da temperatura e doenças respiratórias e que em casos de queimadas e incêndios áreas verdes ou terrenos baldios deve-se chamar o Corpo de Bombeiros para evitar que o fogo se alastre. Os responsáveis pela queima constante de resíduos podem ser denunciados junto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) por meio do 0800-092-2000 ou pelo site semmas.manaus..am.gov.br, no link Faça aqui a sua denúncia.

 

“Com essa campanha, a Prefeitura de Manaus tenta sensibilizar a população de forma mais direta e eficaz, porque atinge um quantitativo bem maior da população, com mensagens rápidas e de fácil compreensão, contribuindo muito para a otimização do trabalho de sensibilização, já desenvolvido pela Divisão de Educação Ambiental da Semmas junto às comunidades”, afirma o secretário Itamar Mar.

 

Ao longo do semestre, serão desenvolvidas ações de sensibilização, com a finalidade de chamar a atenção da população para a problemática. Será distribuído material de divulgação (folderes, sacolinhas de lixo para carros e ventarolas) com informações úteis acerca dos malefícios causados pelas queimadas. As ações de sensibilização ocorrerão em logradouros públicos e contarão com a participação de servidores da Semmas, de órgãos parceiros e voluntários. “Enfrentamos sempre nesse período uma tendência de aumento de registros devido ao processo de ocupações em áreas verdes e de preservação permanente, onde fazem descarte de resíduos e utilizam o fogo, geralmente à noite”, explica o diretor de Áreas Protegidas da Semmas, Márcio Bentes. Ele lembra que durante o ano inteiro o tema das queimadas urbanas é inserido nas atividades de educação ambiental realizadas pela secretaria, porém neste período de estiagem o trabalho precisa ser intensificado.

 

As queimadas urbanas provocam poluição atmosférica, aumento da temperatura, desaparecimento de áreas verdes, erosão nas margens de rios e igarapés, incêndios em residências, áreas comerciais e doenças respiratórias.

 

Fotos: Assessoria / Semmas – Captura de Tela

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas): 92 3236-9423