Prefeitura começa a implantar novo sistema de gestão da Assistência Farmacêutica
22/09/2015 10h34

Para qualificar e ampliar o acesso da população a medicamentos, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), está implantando na cidade o Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica (Hórus). O projeto piloto teve início em março deste ano na Policlínica Comte Telles, no bairro São José, e já foi expandido para o Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (Capsi), no conjunto Acariquara, e para a Unidade Básica de Saúde (UBS) Nilton Lins, no Parque das Nações, no bairro de Flores.
O Hórus é um sistema desenvolvido pelo Ministério da Saúde para ser aplicado em níveis federal, estadual e municipal, envolvendo desde os componentes básicos da Assistência Farmacêutica, como a dispensação de medicamentos, até o subsistema de Atenção à Saúde Indígena.
“O objetivo desse sistema é qualificar a Assistência Farmacêutica no Sistema Único de Saúde (SUS) e promover a melhoria dos serviços prestados à população”, explicou o secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto.
De acordo com a gerente de Assistência Farmacêutica da Semsa, farmacêutica Mie Muroya Guimarães, as UBSs que ainda não foram contempladas com o novo sistema continuam utilizando o controle de gestão de estoque do município. “Técnicos do Ministério da Saúde virão ao Amazonas no mês de novembro para organizar um treinamento dos profissionais das redes municipal e estadual, dando continuidade ao processo de implantação do sistema”, informou a gerente.
Utilização
A farmacêutica Vanessa Duarte Gomes Pedroso, que atua na UBS Nilton Lins, adiantou que a utilização do Hórus permite aperfeiçoar os mecanismos de controle de estoque e aplicação de recursos financeiros; conhecer o perfil de acesso aos medicamentos pelos usuários; além de contribuir para a formação de uma base nacional de dados e serviços de assistência farmacêutica no SUS.
Por meio do Hórus é possível ainda gerenciar os medicamentos desde o momento em que eles são enviados para a Unidade de Saúde até como eles estão sendo utilizados pelo paciente. Como o sistema está integrado ao uso do cartão do SUS, também permite acompanhar detalhadamente o histórico do paciente, incluindo a dose do medicamento, a frequência das doses, a duração do tratamento, inclusive se o atendimento tiver sido realizado em outra UBS com o sistema implantado.
“A UBS Nilton Lins já está utilizando o sistema e aperfeiçoando o uso. Com as informações levantadas será mais fácil conhecer o perfil de utilização de medicamentos pela população local, bem como rastrear os medicamentos distribuídos e dispensados, auxiliando também os gestores na geração de dados e desenvolvimento de indicadores de assistência farmacêutica”, informou Vanessa Pedroso.
Saúde com tecnologia
Com a implantação completa do Sistema HÓRUS em todas as unidades da rede municipal em Manaus, será possível utilizar o Hórus Cidadão, um aplicativo que permite aos usuários do SUS acompanhar o histórico de medicamentos nas unidades que utilizam o Hórus, possibilitando pesquisar as datas agendadas para receberem os seus medicamentos novamente, de forma a dar continuidade ao seu tratamento. O Hórus Cidadão possibilita também que o usuário pesquise os estabelecimentos de saúde próximos à sua localização para realizar a retirada dos medicamentos com mais facilidade e comodidade, o que contribuirá com a qualificação e a ampliação do acesso da população aos medicamentos.
Reportagem: Eurivânia Galúcio