Prefeitura convoca população a se envolver e entender a arborização urbana
18/09/2015 12h33

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), vai comemorar o Dia da Arvore, na próxima segunda-feira, 21/09, convocando a população a discutir, se envolver e participar do trabalho de arborização urbana, entendendo os desafios e as dificuldades enfrentadas no dia a dia. Mais de 200 pessoas, entre estudantes, professores, líderes comunitários, técnicos de prefeituras da Região Metropolitana de Manaus (RMM), estarão participando desta segunda-feira, 21, até a quinta-feira,24, do I Seminário de Arborização Urbana da Cidade de Manaus, com foco voltado para o planejamento da arborização urbana.
O evento será aberto com uma mesa-redonda tendo pesquisadores, especialistas e gestores da Semmas, debatendo sobre a experiência de Manaus e os temas relativos à arborização na atualidade.
O seminário faz parte da programação de atividades comemorativas ao Dia Nacional da Árvore e constará de minicursos que serão oferecidos aos participantes, permitindo vivenciar na prática o planejamento da arborização. O evento ocorrerá no Parque Municipal do Mindu, das 8h30 às 12h. Os interessados ainda podem se inscrever no local, na segunda-feira.
De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Itamar de Oliveira Mar, que fará a abertura do seminário, o trabalho da arborização possui diferentes vertentes e desde o começo da gestão vem sendo uma das principais preocupações da Prefeitura de Manaus, por meio do Programa Manaus Verde e Viva.
O programa envolve ações de arborização e paisagismo, plantio, reposições, manejo de árvores adultas, produção de mudas, doação de mudas à população, irrigação, controle das atividades de corte e poda em áreas públicas e particulares, além da fiscalização. “Nossa intenção desta vez é contribuir com a difusão de informações sobre o planejamento das ações de arborização para que as pessoas possam entender e contribuir ainda mais para aperfeiçoamento desse trabalho”, explica o secretário Itamar Mar.
Palestrantes
Na segunda-feira, a mesa-redonda tratará sobre os Desafios da Arborização da Cidade de Manaus. Atuarão como palestrantes os pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) Niro Higuchi, que abordará o tema Arborização da Cidade de Manaus e a Carboneutralização, Claudete Catanhede (Métodos não destrutivos para avaliação dasanidade das árvores urbanas), Carlos Alberto Cid Ferreira (Espécies amazônicas com potencial para serem utilizadas em urbanização, baseado em suas características morfológicas) e a engenheira agrônoma Rosemary Bianco, diretora de Arborização e Paisagismo da Semmas. No dia 22, será oferecido o minicurso Manejo da Arborização Urbana, ministrado pelo engenheiro florestal Lucas Ourique, chefe da Divisão de Planejamento e Acompanhamento de Projetos da Semmas. Nos dias 23 e 24, será a vez do minicurso Planejamento da Arborização Urbana e uma aula prática, ministrados por Rosemary Bianco.
A diretora de Arborização e Paisagismo explica que hoje o trabalho de arborização desenvolvido pela Semmas é referência para muitas prefeituras do interior. “Recebemos muitas demandas de mudas e insumos para arborização vindos principalmente da RMM e entendemos que essa é uma oportunidade para que esses municípios encaminhem técnicos que possam absorver conhecimento e também aplicar na prática”, afirma. Na aula prática, será realizada uma atividade que permitirá entender o passo a passo do planejamento de uma ação de arborização em canteiros centrais e passeios públicos.
Programação
O seminário é organizado pelo Departamento de Arborização e Paisagismo e Divisão de Educação Ambiental, com apoio do Fundo Municipal de Desenvolvimento e Meio Ambiente (FMDMA) e Departamento de Área Administrativa e Financeira (DAF), da Semmas.
A programação comemorativa ao Dia da Árvore também será extensiva a atividades de campo. Serão realizadas palestras, atividades de plantio e a inauguração, no Parque do Mindu, da exposição itinerante intitulada 10 Motivos para Arborizar a Nossa Cidade.
A mostra é composta por banners que serão expostos em todas as atividades de arborização e educação ambiental a serem realizadas pela Semmas. O engenheiro agrônomo Sérgio Pacheco, da Semmas, estará realizando palestras sobre a Importância da Arborização Urbana na sede da Universidade Aberta da Terceira Idade (Unati), no Centro de Convivência da Família, no bairro Santo Antônio, às 8h30, no dia 22, e no Centro Municipal de Educação Infantil Siria Mamed Amed, localizado na Rua 22 de Maio, no Santa Etelvina, dia 25, das 7h30 às 8h30. Logo após a palestra no Santa Etelvina, às 9h, haverá uma ação de plantio e distribuição de mudas na rotatória situada na avenida Curaçao com Rua 7 de Maio. Serão plantadas 140 mudas florestais na rotatória e haverá distribuição de 500 mudas frutíferas e ornamentais para a população local.
Fotos: Marcio James, Karla Vieira/Semcom e Assessoria Semmas
Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas): 92 3236-9423