Prefeitura debate durante Seminário novas possibilidades para reduzir mortes no trânsito
17/09/2015 18h58

A Prefeitura de Manaus, por meio do Projeto Vida no Trânsito, realizou na tarde desta quinta-feira, 17, o II Seminário Intersetorial do Projeto Vida no Trânsito, com o tema “Década Mundial de Ações Para a Segurança no Trânsito (2011/2020) – Seja você a mudança no trânsito”. O seminário abriu as discussões da Semana Nacional de Trânsito em Manaus que acontece no período de 18 a 25 de setembro de 2015.
O evento acontece até esta sexta-feira, 18, das 8h30 às 17h, no auditório da Universidade Paulista (Unip), na avenida Mário Ypiranga Monteiro, 4.390, bairro Parque Dez.
O seminário contou com a participação do secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão; do representante da Organização Pan-americana de Saúde (OPAS), Roberto Victor Pavarino; do superintendente municipal de Transportes Urbanos (SMTU), Pedro Carvalho; do diretor-presidente do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito, Paulo Henrique Martins, e da diretora Técnica da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS), Rosimeire Costa.
O representante da Organização Pan-americana de Saúde (Opas), Roberto Victor Pavarino, destacou a importância da discussão intersetorial para a melhoria da qualidade do trânsito na cidade. “Parabenizo a iniciativa por essa ideia de fazer um esforço intersetorial para trazer as várias áreas que estão relacionadas ao trânsito. A mobilidade urbana de uma maneira geral é um tema bastante complexo e transversal, que envolve uma série de áreas e profissionais, e nem sempre é fácil a gente manter esse diálogo. O exercício que está sendo feito aqui com o projeto Vida no Trânsito é bastante louvável. Espero que esse diálogo intersetorial seja frequente, porque são áreas diferentes. Mas é assim que se caminha”, disse.
O secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão, afirmou que o seminário propõe mudanças e a conscientização dos condutores e pedestres. “Temos que mudar a consciência de quem dirige, de quem anda de bicicleta, de quem anda a pé. A questão é de respeitarmos as regras para evitar acidentes. Se fizermos isso, podemos diminuir o número de acidente com mortes”, ressaltou o secretário.
Em 2012, como citou Homero, cerca de 44 mil pessoas morreram vítimas de acidentes de trânsito e, em 2013, foram cerca de 43 mil pessoas. “Dados comprovam que 480 pessoas por dia são vítimas de acidente de trânsito. Isso é assustador. Mais que muitas guerras. A consciência e o repeito no trânsito são atitudes que precisam ser mudadas. Esse seminário propõe essas mudanças”, avaliou.
Prevenção e redução de acidentes
O seminário apresentou as ações educativas, projetos focados na segurança, visando à prevenção e redução de acidentes no trânsito; discutiu sobre trânsito seguro e humanizado, fazendo reflexão sobre o papel e a responsabilidade que cada um deve ter nesse processo; e sensibilizou o público participante quanto à importância do cumprimento da legislação no processo de redução de acidentes de trânsito.
O agente de Trânsito, Hibraim Fialho, relatou sobre as dificuldades na avenida Santos Dumont. “Um problema grave na cidade de Manaus onde os carros ficam em alta velocidade, é na avenida Santos Dumont, nas proximidades do aeroporto Eduardo Gomes. Esse trecho permite que o condutor corra um pouco mais e eles não obedecem à velocidade. Já acompanhei várias ocorrências neste local que poderiam ter sido evitadas com a conscientização dos condutores”, afirmou.
O seminário contou com a parceria da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS), Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (Susam), Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), Manaustrans, Detran, Implurb, Seminf, Seinfra, Semed, Seduc, PRF, UEA, Ufam, SSP, PM, Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTRAN), Polícia Civil (PC), Instituto de Criminalística (IC), Instituto Médico Legal (IML), Conselho Municipal de Saúde (CMS), Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat).
Projeto Vida no Trânsito
O projeto conta com o apoio do Ministério da Saúde e tem a finalidade de fortalecer políticas de prevenção de lesões e mortes no trânsito, com o desenvolvimento de programas e projetos de intervenção, priorizando os fatores de risco e grupos mais vulneráveis.
Também prevê a realização de ações integradas de órgãos públicos das áreas de saúde, trânsito, transportes, infraestrutura, segurança pública e outros setores governamentais e não governamentais, subsidiando a gestão nas propostas de políticas de prevenção à acidentes de trânsito com vítimas graves e fatais.
Reportagem: Vanessa Leocádio
Fotos: Assessoria/ Semsa
Departamento de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa):92 3236-8315