Semsa recebe cinco médicos estrangeiros
13/09/2013 14h05

Cinco médicos estrangeiros foram selecionados para atuar no município de Manaus por meio do programa Mais Médicos, do Governo Federal. O grupo de profissionais (dois formados em Cuba, dois formados na Espanha e um formado na Venezuela) fará a apresentação na próxima segunda-feira, dia 16, juntamente com outros 71 médicos estrangeiros que iniciarão atendimento no estado do Amazonas.
A apresentação de todos os 76 médicos vai acontecer no auditório da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT/HVD), a partir das 9h, quando será realizado o acolhimento do grupo e iniciado um curso, sob a responsabilidade da Secretaria de Estado de Saúde (Susam), para capacitar os profissionais sobre as questões epidemiológicas e sobre os agravos de saúde específicos da região. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Evandro Melo, os 76 médicos já participaram de uma avaliação do Ministério da Saúde durante três semanas, quando foram abordadas questões como os aspectos do Sistema Único de Saúde (SUS), as doenças prevalentes no Brasil, conhecimentos linguísticos e de comunicação, aspectos éticos e legais da prática médica.
Após o curso, que será organizado pela Susam, de 16 a 20 de setembro, os cinco médicos que irão atuar em Manaus vão participar, no período de 23 a 27 deste mês, de atividade organizada pela Semsa para acolhimento e orientação sobre a estrutura da Rede Municipal de Saúde. “O objetivo é garantir que os médicos tenham todas as informações necessárias sobre a estrutura dos serviços de saúde, podendo oferecer o melhor atendimento possível para a população. Todos os cinco médicos irão atuar nas Unidades Básicas de Saúde da Família, cumprindo carga horária de 40 horas semanais”, explica Evandro Melo.
A Semsa já recebeu 20 médicos brasileiros selecionados pelo programa Mais Médicos. Esse grupo participou de um curso introdutório sobre Atenção Primária em Saúde e sobre o programa Estratégia Saúde da Família, e iniciou atendimento à população na última quarta-feira, dia 11. “Dentro desse grupo de 20 médicos, três profissionais, que deveriam iniciar atendimento em Unidades de Saúde na zona Norte, já desistiram da vaga no programa”, informou o secretário.
A Semsa espera que, por meio do programa Mais Médicos, sejam selecionados um total de 57 médicos para o município de Manaus, somente em 2013, que deverão atuar, prioritariamente, nos Distritos de Saúde Norte, Leste e Rural.
Reportagem: Eurivânia Galúcio
Departamento de Comunicação–Semsa/(92)3236-8315, 8842-8370