Prefeitura realiza plantio em parceria com grupo de escoteiros

Por Prefeitura de Manaus

17/09/2015 15h34

Icone audio

parceriaplantioescoteiros (2)

 

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), e o Grupo Escoteiro Padre Liberman estarão realizando o plantio de mudas numa área de convivência instalada em frente ao Porto do São Raimundo, dando início ao processo de arborização da área, pertencente ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit).  A ação presta uma homenagem ao Dia Nacional da Árvore, 21/09, e acontecerá no próximo domingo, 20, a partir das 9h.

 

O Grupo Escoteiro Padre Liberman é um dos vários que compõem a Região Escoteira do Amazonas. Ele é formado por 70 componentes, entre jovens, adultos e beneméritos, e atua há 51 anos no bairro do São Raimundo, zona Oeste.

 

O diretor-presidente do grupo, o engenheiro Francisco de Paula Luca, 46, conta que procurou a Semmas em função do trabalho desenvolvido pelo órgão em prol da arborização da cidade e para estabelecer uma parceria a fim de apoiar essas ações. “Vemos o esforço que a Prefeitura de Manaus desenvolve para deixar a cidade mais verde e como nosso grupo tem uma atuação intensa no São Raimundo, buscamos a autorização do Dnit para plantarmos na área e em seguida solicitamos a parceria com a Semmas, que nos forneceu as mudas de espécies arbóreas nativas, adubo, composto orgânico e orientação técnica para o plantio”, afirmou.

 

O plantio será feito com o apoio dos jovens escoteiros e moradores do bairro.  Segundo Francisco, as mudas serão cuidadas pelos integrantes do grupo e servirão num futuro próximo para proporcionar sombra aos pedestres e usuários da academia ao ar livre que deverá ser instalada no local. “Neste tipo de ação, o protagonismo é dos jovens e os adultos são motivadores”, explicou o diretor.

 

Por determinação do secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Itamar de Oliveira Mar, um técnico da Semmas esteve, nesta quinta-feira, 17, no local do plantio para verificar as condições do solo e repassar as orientações acerca do procedimento, a exemplo do espaçamento entre as plantas, a profundidade das covas para o plantio e as espécies adequadas para a área.

 

O secretário Itamar Mar enalteceu a iniciativa do grupo e lembrou que o envolvimento e a participação da comunidade são fundamentais para que se tenha uma Manaus mais verde.  “Esse tipo de iniciativa é sempre muito bem-vinda, pois desperta nos cidadãos o sentimento de responsabilidade pelo que se planta, além de ser uma oportunidade de proporcionar conhecimento para os jovens”, afirmou. A área tem no total 400 metros quadrados e solo compactado. Cerca de 40 jovens estarão envolvidos na atividade. Serão plantadas mudas de pau pretinho, jutaiarana e ipê, com tamanhos que variam de 1,50m a 1,80m.

 

A atividade contará com o apoio dos chefes da Tropa Senior do Grupo Escoteiro Padre Liberman Heraldo Brito e Sueli Luca, e o engenheiro ambiental Jurimar Colares. No total, o plantio vai contemplar três áreas: o canteiro central em frente ao cemitério, o entorno da futura academia ao ar livre e a praça localizada em frente à entrada do Porto de São Raimundo.

 

“O escoteiro é bom para as plantas e para os animais. Estamos nos utilizando desse princípio para fazermos essa atividade, que será a primeira de várias, servindo de motivação para outros grupos de escoteiros da cidade”, afirmou Francisco de Paula.

 

Fotos: Assessoria/ Semmas

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas): 92 3236-9423