Prefeitura de Manaus estimula o reaproveitamento de resíduos com o projeto Semmas nas Comunidades
17/09/2015 12h44

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), vai ampliar o trabalho de educação ambiental voltado para o estímulo ao reaproveitamento de resíduos sólidos, trabalhando diretamente com associações de moradores dos bairros, clubes de mães e entidades comunitárias da cidade. O Projeto Semmas nas Comunidades, que faz parte do Programa Uniambiente, se somará ao trabalho já realizado por meio das oficinas de reaproveitamento de resíduos no Espaço da Ecam de Cidadania Ambiental do Shopping São José, na zona Leste.
A primeira comunidade a ser beneficiada será a do bairro Santa Etelvina, na zona Norte, com a realização de uma oficina de confecção de peças decorativas natalinas e pintura em papelão no Instituto Mãos que Criam Arte, no Conjunto Cidadão 12, no Santa Etelvina.
A entidade reúne aproximadamente 50 pessoas, entre mulheres, jovens, adultos e idosos da comunidade. O objetivo é trabalhar a capacitação dessas pessoas para que possam atuar como multiplicadoras de conhecimento e habilidades desenvolvidas durante as oficinas, e que possam também colaborar como voluntários nas ações de educação ambiental da Semmas. Uma equipe da Divisão de Educação Ambiental (Diea) já esteve no bairro, durante dois dias, para fazer um diagnóstico socioambiental da comunidade e convidar a população a participar das próximas ações que serão desenvolvidas pela Semmas na área.
De acordo com a presidente do Instituto, Aurineth Alves, a parceria com a Semmas é uma vitória para a comunidade. “O fato de virem pra cá e conhecerem o nosso trabalho nos deixa muito felizes, principalmente, porque vocês estão trazendo qualidade de vida para a população do bairro. O nosso grupo está muito agradecido à Semmas e parabeniza a Prefeitura de Manaus pela iniciativa. Temos certeza que ampliaremos essa parceria para outras comunidades”, afirmou Aurineth. As oficinas no bairro deverão começar no próximo mês de outubro, com as aulas sendo realizadas na sede do instituto, localizado na Rua 12, quadra 2, número 9, Conjunto Cidadão 12.
Segundo a Diea, essas ações deverão acontecer em outras localidades de Manaus, como no loteamento Campo Dourado, na zona Norte, onde a Prefeitura de Manaus inaugurou o Projeto Espaço Verde na Comunidade; no bairro do Zumbi, na zona Leste, e na Compensa, na zona Oeste. O trabalho estimula o reaproveitamento de resíduos na confecção de peças natalinas, decorativas e de uso pessoal, feitas a partir de pet, embalagens tetrapack, papelão, entre outros resíduos.
Fotos: Assessoria da Semmas
Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas): 92 3236-9423