Mais de 300 atletas participam do Manaus Open Internacional de jiu-jítsu

Por Prefeitura de Manaus

07/09/2013 15h36

Icone audio

Lutadores de jiu-jítsu de todos os bairros da capital participaram do Manaus Open Internacional neste sábado,  7, no Ginásio Ninimberg Guerra,  zona Oeste. Mais de 300 atletas participaram da competição que conta pontos no ranking da Federação Internacional de Jiu-Jitsu (IBJJ), realizadora da competição. O objetivo central da federação é fortalecer o esporte no maior número de cidades possíveis. As informações são do diretor de ventos da federação internacional,  Felipe Abdala.

O evento é realizado pela IBJJ com apoio da Prefeitura de Manaus,  por meio da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel). Uma boa classificação no ranking é importante para o atleta conseguir um bom patrocínio,  por exemplo.

“São como campeonatos regionais.  Isso faz com que as academias se juntem a federação para fortalecer o esporte na região.  O atleta registrado pode ter todas as suas graduações reconhecidas pela federação”, disse Felipe Abdala,  diretor de eventos da federação internacional.

O subsecretário da Semjel,  Elvys Damasceno,  disse que é uma determinação da Prefeitura apoiar competições que fortaleçam o esporte local. “Demos todo o apoio logístico e para realização do Open em Manaus porque acreditamos que a competição é muito mais que um incentivo aos lutadores,  na verdade, é uma oportunidade de identificar grandes campeões e Manaus é um celeiro de grandes lutadores”, disse.
André Felipe,  da categoria meio pesado, fez questão de participar da competição para obter uma boa classificação no ranking da federação.  “É o campeonato organizado pela principal federação,  os melhores lutadores estão aqui”, disse o lutador.

No Brasil, a mesma competição já foi realizada em São Paulo,  Brasília e Rio de Janeiro. Lisboa,  em Portugal,  e Nova York,  nos Estados Unidos,  também já receberam os Opens realizados pela Federação Internacional.

TEXTO: CLEIDIMAR PEDROSO