Prefeitura tem mais de 900 homens na limpeza da cidade
11/09/2015 15h00

Os serviços de limpeza da Prefeitura de Manaus seguem em ritmo intenso no período de seca. Mais de 900 funcionários estão nas ruas para realizar diversas modalidades de limpeza durante os turnos da manhã, tarde e noite. Os trabalhos se dividem entre varrição de ruas e avenidas; corte e poda de árvores; jardinagem; capinação; limpeza de igarapés e mutirão de limpeza. A maior concentração de trabalhadores ocorre no Centro, que conta com mais de 500 servidores.
Dentro dos mutirões organizados pela prefeitura, a Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) dividiu as equipes por diversos bairros e localidades. Os trabalhos estão acontecendo na Comunidade Celebridade, no Novo Israel; Parque Santa Etelvina; Rio Piorini; Praça do Parque 10, Comunidade Bela Vista (Puraquerara), Acariquara e Zumbi 1, envolvendo capinação, varrição, coleta de lixo pesado e remoção mecanizada. O trabalho envolve 270 pessoas e é realizado com pás carregadeiras e caçambas.
No primeiro semestre, os mutirões de limpeza atenderam mais de 300 localidades em Manaus com um recolhimento de 87.462 toneladas de resíduos sólidos.
Jardinagem, corte e poda
As atividades de implantação de jardins e jardinagem mobilizam, esta semana, 88 trabalhadores cobrindo a Praça da Saudade, Fundação Dr. Thomas (Nossa Senhora das Graças), Avenida Álvaro Maia e os Parques Residenciais Mestre Chico e Jefferson Peres, nas áreas do Prosamim. “Os serviços de jardinagem são importantes, pois elevam a qualidade de vida do ambiente e valorizam a região. Além disso, torna os locais mais agradáveis para o convívio dos moradores”, avaliou José Rebouças, subsecretário Operacional da Semulsp.
Centro
Considerada uma área prioritária pela Prefeitura de Manaus, a região do Centro conta com o trabalho de 537 pessoas para manutenção permanente nas principais ruas e avenidas. “Da mesma forma, temos ações de limpeza fixas na região da Manaus Moderna, que recebe atenção especial tanto no entorno quanto na feira e no leito do rio”, explicou Rebouças.
Limpeza de igarapés
Uma das modalidades mais caras do mundo, o serviço de limpeza de igarapés da prefeitura está em diversas áreas, simultaneamente. Esta semana, 48 servidores estão divididos em equipes para realizar limpeza no igarapé do São Raimundo, Panair, igarapé do Franco (Avenida Brasil/Compensa) e Comunidades de Fátima, Livramento, Julião, Ebenezer, São Sebastião, Agrovila e do Abelha.
Foto: D’Castro e Assessoria Semulsp
Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp): 92 3216-8014