Prefeitura certifica mais de 160 guardas Municipais após 70 horas de capacitação

Por Prefeitura de Manaus

09/09/2015 14h33

Icone audio

A Prefeitura de Manaus certifica, na tarde desta quinta-feira, 10, 168 guardas municipais que participaram de uma série de palestras de capacitação realizadas pela Casa Militar em parceria com a Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi). As atividades, iniciadas em junho, fazem parte do projeto do Município de modernização da corporação e aperfeiçoamento do trabalho dos agentes junto à população.

 

As palestras totalizaram quase 70 horas de formação sobre direitos humanos, prevenção da violência, administração de conflitos e reciclagem no que diz respeito à legislação e ética profissional. As atividades foram realizadas na sede da Casa Militar, à rua Padre Agostinho Cabello Martin, Compensa I. Para melhor capacitar as equipes e não sobrecarregar o trabalho da corporação no dia-a-dia, foram criadas quatro turmas com os quase 200 agentes.

 

Cada palestra do ciclo teve pelo menos 12 horas de formação, realizadas em dias diferentes para cada turma, com mesmo conteúdo e instrutor, de maneira que a série também não prejudicou o trabalho diário dos servidores. O objetivo é melhorar principalmente a compreensão, por parte dos agentes municipais, das atividades desempenhadas por eles, inclusive a atenção do serviço à comunidade, à população, e a motivação do próprio Guarda Municipal.

 

Para o coronel Fernando Farias, secretário da Casa Militar, o ciclo de palestras representa o que ele chama de reformulação dos modus operandis – modo de operação –  da corporação. “Temos a melhoria da relação do poder público, no caso da Guarda Municipal, com a população. O papel dela fundamental é a proteção do bem, dos serviços da Prefeitura, e melhor prestar um serviço à população”, afirma. “Demos início a esse ciclo de palestras, junto com a Espi, para melhorar o nível de conhecimento, a ação desses guardas, com um olhar mais humanizado de atendimento”, completa.

 

A diretora-geral da Espi, Luiza Bessa Rebelo, afirma que a instituição se sente honrada em promover mais uma ação que gera qualidade de vida para a população Amazonense. “É muito significativo para Espi realizar mais um ciclo de estudos a Guarda Municipal, atividade essa que em seus objetivos principais busca a humanização dessa corporação que está diariamente nas ruas lidando com a população e tornando a nossa cidade mais segura”, destaca Luiza.

 

Assessoria de Comunicação da Escola do Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi)