Concursos de Tabagismo e de Dengue vão envolver 500 escolas

Por Prefeitura de Manaus

30/08/2013 14h46

Icone audio

A Prefeitura de Manaus promoveu nesta sexta-feira, dia 30, o lançamento do IV Concurso de Tabagismo, abordando o tema “Cigarro pra quê? Eu quero é viver!”, e do III Concurso sobre Dengue, com o tema “Dengue é fácil de combater, só não pode esquecer!”. O público alvo dos dois concursos são professores e estudantes da rede pública de ensino, buscando a conscientização sobre a importância do combate ao uso do tabaco entre os jovens e sobre o papel que cada cidadão tem no controle e prevenção de doenças como a dengue.

A meta é envolver 500 escolas públicas, municipais e estaduais, e que trabalhem com alunos do 1º ano do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio. Todo o trabalho está sendo desenvolvido através de parceria com secretarias estadual e municipal de Educação e de Saúde, incluindo Fundação Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecom) e Fundação de Vigilância em Saúde (FVS). O período de inscrição dos trabalhos foi iniciado nesta sexta-feira, dia 30, e segue até o dia 30 de setembro, nas próprias escolas.

Durante a cerimônia de lançamento, realizada no auditório da Prefeitura de Manaus, avenida Brasil, nº 2971, Compensa, o secretário municipal de Saúde, Evandro Melo, ressaltou a importância dos dois concursos como estratégias para garantir a prevenção às doenças e uma melhor qualidade de vida da população. Segundo ele, o importante não é somente tratar a doença, mas também evitar que a pessoa adoeça e, consequentemente, reduzir o risco de mortes.

“Isso só pode ser feito através da prevenção e da conscientização das pessoas, principalmente as mais jovens, sobre o papel que têm no cuidado com a própria saúde e com a saúde da comunidade como um todo. Nesse sentido, a parceria com as escolas é fundamental para que o trabalho seja contínuo e efetivo”, alertou Evandro Melo.

Tabagismo – O IV Concurso de Tabagismo tem por objetivo prevenir o uso do cigarro entre o público jovem, reduzindo a ocorrência de doenças e de mortes pelo uso do produto, incluindo doenças como o câncer de pulmão. Professores e alunos podem inscrever trabalhos em três categorias: desenho, slogan e vídeo de 1 minuto.

De acordo com Evandro Melo, as ações de prevenção ao uso do cigarro, em parceria com a comunidade escola, podem ser consideradas bem-sucedidas, já que o Manaus tem um dos menores índices de fumantes entre os jovens. “Temos avançado bastante em relação à prevenção entre os jovens e a Prefeitura de Manaus tem investido na ampliação de serviços para os fumantes que desejam abandonar o uso do trabalho”, informou Melo.

O tratamento para fumantes é disponibilizado pela Prefeitura de Manaus em 13 Ambulatórios para Tratamento de Fumantes em Unidades de Saúde, que oferecem atendimento multiprofissional para atender a população. A Semsa também pretende iniciar um projeto para facilitar o acesso de profissionais de saúde e de educação aos serviços oferecidos para o tratamento de fumantes. O objetivo é fazer com que o profissional, de educação ou de saúde, que seja fumante, possa ter a chance de procurar tratamento para a dependência química, evitando o risco de doenças causadas pelo cigarro.

Dengue

O município de Manaus registrou este ano 12.189 casos confirmados de dengue, sendo que ano passado o número ficou em 3.948. No mês de março deste ano, período de maior número de casos, a Semsa registrou 2.878 ocorrências, e neste mês de agosto, até dia 28, foram registrados 37 casos.

Sendo uma doença aguda transmissível, a dengue representa um risco permanente por envolver determinantes ambientais, sociais, econômicos e culturais, que envolvem questões como a urbanização acelerada, deficiência no abastecimento de água e limpeza urbana, além do combate ao mosquito Aedes aegypti.

“Para o combate à doença, é necessário desenvolver uma série de estratégias intersetoriais, e a apropriação de informações sobre a doença pelos estudantes é uma ação que vem se mostrando efetiva. Os jovens têm uma grande capacidade de influenciar no comportamento da família e dos vizinhos. Temos que executar as ações desde já para que em novembro, período de maior chuva, não haja um novo aumento no número de casos”, destacou Evandro Melo. No caso do concurso da dengue, os estudantes e professores poderão inscrever trabalhos em quatro categorias: desenho, slogan, redação e experiência pedagógica.

Os trabalhos inscritos serão avaliados por uma banca composta por representantes da Universidade Federal do Amazonas, Universidade do Estado do Amazonas, Fundação de Vigilância Sanitária, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia e Fundação de Medicina Tropical. A previsão é que os resultados sejam divulgados no dia 16 de outubro e a premiação dos vencedores está marcada para 31 de outubro.

Reportagem: Eurivânia Galúcio
Departamento de Comunicação – Semsa /  (92) 3236-8315, 8842-8370