Fiscais de transporte da SMTU participam de curso de atualização sobre ações e procedimentos do sistema

Por Prefeitura de Manaus

03/09/2015 16h28

Icone audio

cursofiscais (2)

 

Servidores da área de fiscalização de transportes da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), em parceria com a Escola de Serviço Público Municipal (Espi), têm participado ao longo da semana do curso de “Atualização para Fiscais de Transporte Coletivo”. Com carga horária de 45 horas, as aulas têm o objetivo de atualizar os profissionais sobre as atribuições e formas de atuação do cargo, para que haja uma uniformidade nas ações e nos procedimentos desenvolvidos.

 

No conteúdo programático estão sendo tratados temas como o funcionamento do sistema de transporte coletivo e o papel do fiscal nesse contexto, atualização das leis e decretos dos modais de transporte e preenchimento de autos de infração, bem como definições dos sistemas BRS (Bus Rapid System) e BRT (Bus Rapid Transit) e a importância da priorização do transporte coletivo no viário dentro da realidade de Manaus.

 

O curso também oferece orientações sobre atendimento aos usuários com deficiência e idosos, com esclarecimentos sobre os direitos e deveres desses usuários no acesso ao transporte coletivo.

 

“Sendo o fiscal de transporte um de agente de informação da SMTU, é importante que esteja municiado de informações e conhecimento sobre os direitos e deveres do usuário especial. Isso o prepara, não apenas para melhor atender a população, mas também para saber como orientar motoristas e cobradores do sistema”, destaca a chefe de Divisão de Atendimento Social da SMTU, Arlene Menezes.

 

As aulas são ministradas em dois módulos, o primeiro, conduzido por técnicos da SMTU, e o segundo, por instrutores da ESPI. O curso deve se estender até o dia 21 de setembro e irá abordar ainda assuntos como, relações interpessoais, ética, trabalho em equipe, gestão de conflitos e motivação.

 

Para o fiscal de transporte, Mário Jorge Maklouf, a capacitação vai contribuir para melhorar o desempenho no trabalho.  “Essa qualificação vai nos dar mais subsídios para aplicarmos no nosso dia a dia, pois saberemos como lidar com as diversas situações que nos deparamos”, afirma o fiscal de transporte, Mário Jorge.

 

“A capacitação dos servidores é fundamental para melhorar o desempenho do trabalho. Com mais conhecimento sobre a sua área de atuação, os fiscais conseguirão realizar suas atividades com mais facilidade e qualidade”, acrescenta o diretor de Transportes Urbanos da SMTU, Fábio Pacheco.

 

Fotos: Assessoria/ Smtu

Assessoria de Comunicação da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU): 92 3236-4840