Show e educação patrimonial para crianças no Parque do Mindu

Por Prefeitura de Manaus

28/08/2013 10h59

Icone audio

O Projeto Arte no Parque, desenvolvido pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e a Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), levará no próximo domingo, dia 1º de setembro, ao Parque Municipal do Mindu, a apresentação da cantora amazonense Lucinha Cabral.

O projeto leva atrações artísticas às unidades de conservação municipais estimulando a relação da população com as áreas protegidas, tendo como elo atividades de arte e cultura. O projeto teve início no dia 4 de julho, com o canto do amazonense Antonio Pereira. Até o final do ano, sempre no primeiro domingo de cada mês, o Parque Municipal do Mindu terá apresentações de canto, teatro, dança, circo, literatura, entre outras linguagens artísticas e os visitantes poderão ter uma manhã agradável e um bate-papo com o artista. A entrada é gratuita.

A apresentação de Lucinha Cabral terá início às 10h, no anfiteatro do Parque do Mindu. O espaço tem capacidade para até 700 pessoas. O show terá uma hora e meia de duração. Paralelamente, no auditório do Parque do Mindu, próximo ao Chapéu de Palha, a Manauscult estará promovendo uma atividade de educação patrimonial voltada para crianças.

Serão realizadas atividades de jogos de memória, apresentação de vídeo, pintura e desenho retratando monumentos históricos da cidade, com a finalidade de aproximar as crianças do universo composto pelos monumentos que integram o patrimônio histórico e ambiental da cidade de Manaus. A atividade será realizada com recreadores, sob a supervisão da Gerência de Educação Patrimonial da Manauscult, começando às 9h.

A secretária municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Kátia Schweickardt, explica que a intenção do Projeto Arte no Parque é exatamente proporcionar esse resgate e essa reaproximação da população com seu patrimônio natural e histórico.

“As áreas protegidas são um cenário perfeito para desenvolvermos atividades lúdicas e culturais, fazendo com que as pessoas se aproximem naturalmente do parque tendo a cultura como elo entre elas e o cenário natural. Estamos investindo na revitalização das nossas áreas e também nesse espírito que envolve a ligação entre arte, cultura e ambiente”, afirmou.

O presidente da Manauscult, Bernardo Monteiro de Paula, ressalta a importância do compromisso da Prefeitura de Manaus em incentivar a cultura amazonense para a população de Manaus. “Nosso intuito de valorizar o artista local casa perfeitamente com a iniciativa de resgate dos nossos espaços verdes e unidades de conservação, valorizando os fragmentos florestais urbanos através da cultura”, afirmou. O projeto tem início pelo Parque do Mindu e a partir do próximo ano se estenderá a outras unidades de conservação municipais.