Defesa Civil começa a treinar alunos e professores para agir durante incêndios
27/08/2013 15h56

A Defesa Civil de Manaus começou, nesta terça-feira, 27, o treinamento intensivo e segurança para professores e alunos. A primeira a receber as equipes foi a Escola Municipal Padre Raimundo Nonato Pinheiro, que fica na Rua Lauro Bittencourt n° 1143, bairro Santo Antônio. Os técnicos estão orientando professores, pedagogos e a gestora da escola a como agir em caso de incêndio ou qualquer outro sinistro. O treinamento faz parte do projeto Defesa Civil na Escola, que visa orientar todos sobre como evitar desastres e a maneira correta de evacuar os prédios.
Os professores estão sendo capacitados para, em caso de emergência, tocar a sirene em forma de alerta. Ao ouvirem o som, os alunos irão formar filas indianas e evacuar o prédio sem demora. O objetivo é sair do prédio o mais rápido possível evitando tumulto e deixando os bens materiais de lado para priorizar a segurança. Depois da capacitação dos professores, o próximo passo é começar os treinamentos na prática com os estudantes.
A Escola Padre Raimundo Nonato Pinheiro, a primeira a receber a instrução, tem turmas do primeiro ao quinto ano e cerca de 500 alunos de 5 a 13 anos divididos em dois turnos. Todos os estudantes irão passar pelo treinamento. O objetivo é realizar a ação em todas as escolas municipais. “É preciso orientar esses estudantes desce cedo a como agir em caso de emergência, assim podemos evitar desastres” explicou o Chefe da Divisão de Risco, Dorivan Almeida.
Além do treinamento para evacuar o prédio, a orientação é sempre chamar os órgãos competentes em caso de sinistro, como o Corpo de Bombeiros no 193 e a Defesa Civil no 199.