Sucesso na primeira edição do Mercado Cultural
29/08/2015 11h16

O projeto Mercado Cultural, realizado na noite desta sexta-feira, 28, no Mercado Municipal Adolpho Lisboa, superou as expectativas. Famílias manauaras e turistas se misturaram para curtir a noite ouvindo boa música, com shows de Katy Ane Ferreira e Lucinha Cabral, degustando a culinária regional e ainda aproveitaram para apreciar a exposição de artes, montada pela Associação de Artistas Plásticos e também para visitar as lojas e comprar o artesanato da terra, ervas e outros produtos que o mercado oferece.
“O objetivo é mostrar que o mercado não é só um belíssimo patrimônio histórico e arquitetônico que Manaus possui, mas que pode ser um símbolo de convivência da cidade com sua população. É criar essa harmonia que estamos vivenciando hoje, aqui”, destacou o subsecretário municipal do centro histórico, Glauco Francesco.
Os lanches e restaurantes do mercado aprovaram a idéia e comemoraram o sucesso da primeira edição do Mercado Cultural. “Tudo o que preparei de peixe: tambaqui, tucunaré, sardinha, pacu, iscas variadas, eu vendi tudo. Foi muito bom. Que os turistas, as famílias venham no próximo mês, que vai ser muito melhor”, disse entusiasmado o dono da Peixaria do Sassá, Antônio Maurício, que há 21 anos trabalha no Adolpho Lisboa.
Para a Secretária Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Goreth Garcia Ribeiro, que foi prestigiar a noite no Adolpho Lisboa, o Mercado Cultural é uma grande iniciativa. “Essa evento é fruto da determinação que o prefeito Arthur Virgílio Neto tem, de reconquistar o centro para todos nós, manauaras. Já temos várias áreas do centro sendo revitalizadas e a Prefeitura está fazendo todo o esforço que pode pra termos uma cidade mais bonita e mais humana. Os permissionários estão de parabéns pelo evento. Nós temos orgulho dessa jóia que é o Mercado Adolpho Lisboa”, enfatizou a Secretária.
Segundo o Presidente da Manauscult, Bernardo Monteiro de Paula, com o Mercado Cultural, a Prefeitura cria mais uma opção de cultura para a cidade. “O nosso objetivo é aproveitar todo o potencial turístico do Mercado Adolpho Lisboa, com os produtos artesanais, a beleza arquitetônica, aliados ao talento de nossos artistas locais. Agora os operadores tem mais uma opção de lazer à noite para oferecer aos turistas”, destacou o presidente.
O Mercado Cultural, realizado pela Casa Civil/Subsemch, em parceria com a Manauscult, Semtef e Comissão Gestora do Mercado Adolpho Lisboa, teve o apoio do Manaustrans, Seminf, Semulsp, Semcom, Guarda Municipal e Polícia Militar.
“Foi uma noite tranqüila. A revitalização do centro tira aos poucos esse estigma da insegurança. Temos aqui famílias inteiras, muitos jovens, pessoas que vivenciaram várias épocas do mercado que estão aqui, matando a saudade. Com isso, a gente começa a recriar essa relação da população como Centro Histórico. Isso é muito importante”, finalizou o subsecretário Glauco Francesco.