Manaus é a primeira cidade da região norte a ter sistema de divulgação de alerta
25/08/2015 14h05

Manaus está se preparando para adotar o sistema de divulgação de alerta. Agentes da Defesa Civil e voluntários dos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs) começaram a receber a qualificação nesta terça-feira, 25, com o curso de Informação, Comunicação e Capacitação em Tecnologias de Transmissão Automática para Ações Preventivas, que está sendo ministrado por especialistas da Superintendência da Amazônia (Sudam) e da Universidade Federal do Pará (UFPA).
O projeto foi criado pelas duas instituições e permite a previsão e alerta temporário de riscos e desastres naturais dos estados e municípios que compõe a Amazônia Legal. Utilizando um módulo de transmissão de alertas, o 3GSX, o sistema envia mensagens padronizadas (chamadas ou sms) para dispositivos móveis de usuários previamente cadastrados, funcionando como um sistema de comunicação de alerta. A rapidez do envio do alerta vai possibilitar uma primeira resposta, como em caso de evacuação de área de risco, se necessário.
“Assim que a Defesa Civil receber o alerta de uma previsão de chuva, por exemplo, informando a quantidade e a área afetada, os nossos servidores vão replicar essa informação para as lideranças comunitárias que receberam o treinamento” explicou o secretário executivo de Proteção e Defesa Civil, Aníbal Gomes.
A implantação do sistema em Manaus só foi possível porque a capital foi a primeira cidade da região a fazer o mapeamento de áreas de risco e criar os Nupdecs, fazendo também a capacitação de moradores dessas áreas consideradas de risco geológico, que agora estão aptos a reconhecer locais de vulnerabilidade e identificar a forma de agir em conjunto com a Defesa Civil.
A coordenadora de Proteção e Defesa Civil da Sudam, Adelaide Nacif, explicou que a escolha de Manaus também se deu pelas condições climatológicas com um alto volume de chuvas fortes, registros de alagamentos e, principalmente, por ser uma cidade modelo no trabalho de prevenção. Mesmo com todos os fenômenos naturais que a cidade recebe como a cheia dos rios e chuvas acima da média, a Defesa Civil Municipal tem conseguido trabalhar a prevenção estreitando a comunicação com a comunidade.
“A Defesa Civil daqui de Manaus é a melhor e mais preparada hoje em questão de pessoal e ações preventivas, o que vai facilitar o emprego dessa ferramenta que ainda esta sendo testada, e até o período chuvoso, vai agilizar a resposta e prevenção a desastres” concluiu.
Todos os servidores da Defesa Civil Municipal e os voluntários dos Nupdecs de 40 comunidades estão passando pelo treinamento que segue até a próxima sexta-feira, 28, com aulas práticas e teóricas. Nessa quarta-feira, 26, será realizado o primeiro treinamento em campo (simulado), no bairro Mauazinho.
Assessoria de Comunicação da Casa Militar/ Defesa Civil de Manaus: 92 3625-7288