Coroado recebe mutirão de limpeza
24/08/2015 14h52

O bairro do Coroado, zona Leste, recebe, esta semana, o mutirão de limpeza da Prefeitura de Manaus. Coordenado pela Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), a ação mobiliza 100 trabalhadores em serviços de capinação, varrição, coleta de lixo e remoção mecanizada de ‘resíduos pesados’, como entulhos e eletrodomésticos. Paralelamente, a Comunidade Bela Vista, localizada na Colônia Antônio Aleixo, recebe 55 trabalhadores para realizar mutirão de limpeza no local.
Para os mutirões, a Semulsp disponibiliza equipamentos específicos, como pás carregadeiras, caçambas e máquinas de corte de grama. Desde o início do ano, mais de 90 mil toneladas de resíduos já foram retiradas dos bairros em ações como esta, com taxa média de 31 toneladas por km. “Os mutirões levam um leque de serviços aos bairros de Manaus. É a oportunidade para que a população descarte corretamente os resíduos que a coleta domiciliar não pode recolher. Com isso, evitamos que esses resíduos sejam dispostos em locais incorretos, como áreas verdes e os igarapés”, explica o secretário municipal de Limpeza Urbana, Paulo Farias.
Com este serviço, a prefeitura já percorreu mais de 1.000 quilômetros e já atendeu a Cidade Nova, Petrópolis, Praça 14, Nova República, Avenida Professor Nilton Lins – Flores, Comunidade Deus é Fiel (Santa Etelvina), Vale do Sinai, Monte Sinai, Conjunto Aruanã, Cidade do Leste (Grande Vitória), Novo Aleixo, Armando Mendes, Braga Mendes, Nova Cidade, Nova Esperança e Distrito Industrial (área da BR-319), Compensa 1 e 2, Santo Antônio, Santo Agostinho, Educandos e Alvorada.
Além do mutirão, o bairro do Coroado recebe ainda limpeza do Igarapé da Avenida Beira-Rio.
Capinação
A Semulsp também realiza os serviços de capinação no Parque das Laranjeiras, Complexo Viário de Flores, Cemitério Nossa Senhora Aparecida e Avenida Pedro Teixeira. Para esse trabalho, estão nas ruas mais de 120 trabalhadores.
Jardinagem
Para os serviços de corte, poda, implantação de jardins e jardinagem, 88 trabalhadores estão se dividindo entre a Compensa, Ponta Negra, Avenida Álvaro Maia e do Turismo, Praça do Conjunto de Flores II (Alvorada) e Avenida André Araújo (Aleixo).
Fotos: Arlesson Sicsú, Marcio James e Marinho Ramos / Semcom