Número 1 do tênis de mesa, amazonense Amanda Marques visita Faixa Liberada
23/08/2015 14h14

A Faixa Liberada realizada no Conjunto Viver Melhor II, zona Norte, recebeu uma visita ilustre na última sexta-feira, 21. A mesatenista amazonense Amanda Marques, 23, revelação do tênis de mesa do Brasil, contou sobre sua experiência no esporte aos participantes do evento, promovido para estimular a prática de atividades físicas e de lazer pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel).
Vice-campeã brasileira e número 1 do ranking nacional na categoria Absoluto A Feminino, Amanda foi convidada pelo secretário Sildomar Abtibol, da Semjel, a incentivar as pessoas daquela comunidade a praticar uma atividade física e mais, a buscarem crescer naquela em que tiverem bom desempenho. Ela falou para mais de 1,2 mil pessoas reunidas nas atividades da Faixa Liberada.
Amanda, que recebe o apoio da Prefeitura de Manaus no Programa Bolsa Atleta, destinado a conceder uma ajuda financeira aos atletas de alto rendimento, destaca como fundamental o recurso dado pela prefeitura às suas atividades esportivas, seja na preparação técnica e física, seja para viagens onde participa de torneios. Ela vai sempre acompanhada pela mãe, Rosana Silva. “Nesse percurso, já passei por inúmeras dificuldades de falta de recursos para pagar viagens, alojamento e até alimentação, mas a partir da ajuda do Bolsa Atleta consegui superar tudo isso e vou continuar representando bem Manaus, o Amazonas e o Brasil”, afirmou.
“Eu jogo tênis de mesa, o popular ping-pong, desde os 11 anos de idade, no Colégio Dom Bosco, onde estudei. Enquanto esperava a hora da entrada e na hora da merenda, eu só ficava jogando. Quando a mesa estava ocupada, a gente jogava no chão”, contou, lembrando que o padre José Ronaipe, do Dom Bosco, nem a chamava pelo nome, mas a identificava como a ‘menina do ping-pong”.
Ela também tem o apelido de “Raquetinha”, cultivado com muito treino e suor. Em casa, por exemplo, ela treinava na parede com a meta de fazer 1000 (mil) acertos, se errasse na jogada 999 voltava ao zero até obter os 1000 acertos.
Segundo ela, que está de olho nas Olimpíadas de 2016, as chinesas são as melhores do mundo. Por isso, treina observando as atletas de lá para desenvolver mais técnicas e habilidades.
Entre as principais conquistas de Amanda Marques estão o título de campeã ibero-americana adulto, em seleções; vice-campeã no ranking A, no Campeonato Brasileiro; campeã brasileira em seleções, na categoria absoluto A; terceiro lugar nos jogos abertos no individual; terceiro lugar nos jogos abertos do interior, na disputa individual; além de um terceiro lugar em clube, no campeonato brasileiro, na categoria absoluto A.
O secretário Sildomar Abtibol apontou a importância estratégica do programa Bolsa Atleta em priorizar esportistas de alto rendimento como Amanda Marques, que tanto orgulho e alegria trazem ao Amazonas. “Esse é o compromisso do prefeito Arthur Virgílio Neto ao manter o programa com esse foco”, finalizou.
Texto: Ana Celia Ossame
Fotos: Thiago Fernandes