Viva Centro começa a mudar a face da cidade

Por Prefeitura de Manaus

26/08/2013 8h40

Icone audio

A Prefeitura de Manaus realizou, neste sábado, 24 de agosto, a segunda edição do Programa Viva Centro, que visa o ordenamento do Centro da cidade.  Desta vez, as ruas Guilherme Moreira e Marechal Deodoro, duas das mais movimentadas da região, foram alvos da ação que tem o objetivo de recuperar calçadas, realizar uma limpeza mais direcionada das vias, reordenar as barracas de camelôs e até mesmo de lojas, remover equipamentos que poluem o visual do Centro e outros que, fixados nos passeios públicos, dificultam a passagem dos pedestres.

Na ação de sábado, iniciada às 9h30 e supervisionada pela Secretaria Municipal do Centro (SEMC), colaboradores da Prefeitura de diversas secretarias e órgãos municipais percorreram os dois lados das calçadas das ruas Guilherme Moreira e Marechal Deodoro, verificando a situação das vias principalmente quanto ao uso do espaço público, orientando aos comerciantes, proprietários de lojas, camelôs e vendedores ambulantes. Várias irregularidades foram encontradas. Por parte das lojas, a mais comum delas era referente ao uso de equipamentos como placas, ‘araras’ que faziam a exposição de produtos sobre as calçadas, tomando o espaço do pedestre, e caixas de ferro utilizadas também como expositores de roupas e calçados à venda.

Dos vendedores ambulantes e camelôs, foram apreendidos bancos e bancas de madeira que eram usados para ampliar o espaço das barracas, onde também eram expostos produtos diversos. Tanto eles quanto os lojistas foram orientados a não mais usar tais equipamentos sobre as calçadas e nem mesmo nas fachadas dos prédios, poluindo o visual das ruas. Esta parte da ação foi realizada, principalmente por profissionais do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) e das secretarias municipais de Limpeza Pública (Semulsp) e Infraestrutura (Seminf), que atuou, com seus colaboradores, na retirada de peças de ferro, cabos de aço, e mesmo equipamentos públicos já danificados, que se encontravam nas vias, como bancos de ferro e madeira.

A Semulsp trabalhou ainda na varrição e lavagem das ruas, enquanto a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMMAS) realizou a doação de mudas e de vasos de plantas para os lojistas que se comprometeram em cuidar delas. Ainda foram instaladas em torno de 20 floreiras nas duas vias e também distribuiu panfletos com orientações sobre cuidados com o meio-ambiente. Comerciantes, vendedores ambulantes e camelôs receberam muito bem a ação do Viva Centro, assim como na primeira edição do programa e agradeceram as orientações que receberam  no sentido de alcançar o reordenamento daquela região.

O centro da ação deste sábado concentrou-se na Praça do Relógio Municipal. No local, foram montadas barracas, onde técnicos das Secretarias Municipais de Saúde (SEMSA), de Produção e Abastecimento (SEMPAB), de Assistência Social e Direitos Humanos (SEMASDH), da Casa Militar, do Manaustrans, Manauscult e da Ouvidoria ficaram durante quase todo o dia, orientando transeuntes e comerciantes diversos. Técnicos da SEMSA também percorreram as ruas Guilherme Moreira e Marechal Deodoro, levando informações importantes aos vendedores ambulantes que atuam com alimentos, noções básicas de higiene e do manuseio de alimentos.

Juntos dos órgãos públicos municipais, atuaram no Viva Centro, a Eletrobras Amazonas Energia e outros parceiros, como a Associação Comercia do Amazonas (ACA) e Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDLM).

O Programa Viva Centro iniciou no dia 10 de agosto, quando as ações da Prefeitura de Manaus tiveram como alvo as Ruas Doutor Moreira e Marcílio Dias. A próxima ação do programa alcançará as Avenidas Eduardo Ribeiro e Sete de Setembro, entre as mais movimentas da cidade. As ações devem continuar até o final do mês de dezembro, ocorrendo sempre aos sábados.

Texto: Saulo Borges
Subcoordenador de Relacionamento Institucional da SEMC