Prefeitura reinaugura Escola Lili Benchimol
16/07/2013 16h26

A Prefeitura de Manaus reinaugurou, nesta terça-feira, 16, a Escola Municipal Lili Benchimol, no bairro Colônia Antônio Aleixo, zona Leste. A unidade estava em reforma desde fevereiro deste ano e foi entregue pelo prefeito Arthur Virgílio Neto completamente revitalizada, incluindo toda parte elétrica do prédio.
“As escolas estão sendo todas reconstruídas e estamos fazendo unidades novas, porque não tem nada que me deixe mais feliz do que ver a alegria das crianças em sala de aula”, afirmou Arthur.
Ainda segundo o prefeito, nos seis primeiros meses de gestão, todas as 25 mil crianças que estavam fora da rede pública municipal foram realocadas pela Prefeitura.
“Atualmente temos, no máximo, duas mil crianças sem estudar, não por nossa vontade, mas por razões de saúde e outros motivos pessoais. O fato é que, graças a Deus e com muito trabalho, todas as crianças que encontramos fora da escola já estão estudando”, finalizou o prefeito.
A Escola Municipal Lili Benchimol conta com dez salas de aulas, refeitório, sala de recursos multifuncional e consultório odontológico, com capacidade para atender a 417 alunos da Educação Infantil e do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental.
Cláudia Renata Franco, pedagoga da unidade, destaca também os avanços na inclusão socioeducacional. “Temos onze alunos portadores de necessidades especiais. São cadeirantes, autistas e crianças com Síndrome de Down que por meio da sala de recursos multifuncional são inseridas no sistema regular de educação com muito mais qualidade”, ressaltou.
Além de ampliar a inclusão socioeducacional, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) tem como meta que aos cinco anos a criança já saiba ler, escrever e fazer cálculos simples, além de ter o primeiro contato com a língua estrangeira ainda durante a primeira infância.
“Esses são projetos que nós estamos implantando, dentre outros, como o reforço escolar e a aceleração da aprendizagem, para que o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) da nossa cidade saia dos níveis em que se encontram e passem a ficar acima da linha da média nacional”, concluiu Pauderney.
REPORTAGEM: Alita Falcão