São José e Mutirão recebem ações da prefeitura neste sábado

Por Prefeitura de Manaus

14/07/2013 22h31

Icone audio

Mais de mil pessoas foram atendidas na manhã deste sábado, 13, na décima edição do Circuito do Trabalho, realizado pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Social, Semtrad. A ação aconteceu na Escola Municipal Leonor Uchôa, no São José I, zona Leste.

Muitas pessoas chegaram à escola ainda durante a madrugada. Através das equipes, os moradores puderam tirar a carteira do trabalho, dar entrada no seguro desemprego, se cadastrar para o mercado de trabalho, ser encaminhado para entrevista de emprego e receber orientações trabalhistas. Somente nesta edição, 200 vagas de emprego foram oferecidas.

“Nesta edição do Circuito do Trabalho nós estamos alcançando a marca das dez mil pessoas atendidas apenas este ano. Hoje, temos vagas para auxiliar de produção, pedreiro, carpinteiro, operador de máquina, cozinheiro, auxiliar de cozinha, enfim, uma gama de oportunidades que estamos trazendo para o São José”, afirmou Adonai Farias, diretor do Sine Manaus.

Entre os motivos para o sucesso da iniciativa está a possibilidade da pessoa conseguir o encaminhamento para o emprego estando perto de casa. “Muitas vezes a pessoa não tem o dinheiro do ônibus para ir até o Centro e com o circuito nós damos oportunidade a esse cidadão”, declarou Adonai.

Cidadania

Na Igreja Católica São Francisco de Assis, no bairro Amazonino Mendes, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Semasdh, realizou mais uma Ação de Cidadania. Moradores dessa área tiveram acesso a diversos serviços como atendimento social e jurídico do Conselho Tutelar, cadastro no CadÚnico para os programas sociais do Governo Federal, além da emissão da segunda via da Carteira de Identidade.

Outras secretarias também participaram da ação, como a do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), do Trabalho e Desenvolvimento Social (Semtrad), de Produção e Abastecimento (Sempab), de Saúde (Semsa) e de Educação (Semed). “Em doze ações nós já atendemos mais de 25 mil pessoas. A determinação do prefeito Arthur Neto é que as secretarias trabalhem em conjunto e que a comunidade seja bem atendida pelo maior número de serviços possíveis. Sabemos que durante a semana muitas pessoas tem dificuldades para buscar o atendimento, então aproveitamos essa grande mobilização para levar os serviços até o cidadão”, afirmou a subsecretaria da Semasdh, Ana Nascimento.

À noite, uma grande festa em comemoração ao 12º aniversário da rádio comunitária “A Voz das Comunidades” promete agitar o bairro com diversas apresentações musicais e bingo com prêmios variados.

Reportagem: Leonardo Fierro