Secretária da Semasdh visita associação de deficientes visuais
12/07/2013 17h42

A secretária Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh), Goreth Garcia Ribeiro, visitou na tarde desta sexta-feira, 12, a Associação dos Deficientes Visuais do Amazonas (Advam), no conjunto Promorar, bairro Alvorada, zona Centro-Oeste. Ela esteve no local para conhecer as instalações, o trabalho desenvolvido pela entidade e saber de que forma a administração municipal pode ajudar a associação.
“Nós já ajudamos a entidade por meio de convênios. O que se pede é que eles sejam mantidos e nós vamos estudar para que isso seja feito e, na medida do possível, até ampliado. Com relação ao que Prefeitura não pode fazer, até por questões legais, nós vamos buscar parceiros que possam nos ajudar e tenho certeza que vamos conseguir sensibilizar as pessoas”, afirmou a secretária.
Goreth Garcia disse, ainda, que irá solicitar à Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) a intensificação de exames oftalmológicos preventivos, principalmente aqueles realizados pelas unidades móveis do Programa Saúde Manaus Itinerante. Outra ideia da secretária é realizar campanhas de conscientização junto à população.
Segundo o presidente da Advam, Cristiano Rodrigues, a associação tem 1,9 mil associados e presta os serviços de encaminhamento a benefícios, divulgação de ações de prevenção à cegueira, apoio aos deficientes visuais, além de convênio com uma clínica oftalmológica. “Hoje, nós temos, segundo dados oficiais, cerca de 50 mil pessoas com deficiência visual no Estado, e precisamos de campanhas e ações de prevenção, além de apoio para desenvolver atividades que possam atingir mais pessoas”, disse.
O funcionário público Raimundo Martins de Oliveira, 52, que é deficiente visual e associado à entidade, afirma que o trabalho desenvolvido no local é muito importante. “Aqui eu conheci meus direitos, tive incentivo para terminar o Ensino Médio e agora estou cursando o oitavo período do curso de Assistência Social”, contou.
MATÉRIA: FABÍOLA PASCARELLI