Prefeito entrega Avenida Dona Otília totalmente requalificada

Por Prefeitura de Manaus

10/07/2013 16h57

Icone audio

Após quase dois meses de trabalho ininterruptos, com equipes atuando dia e noite, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), entregou nesta quarta-feira, 10, a Avenida Dona Otília, principal via de acesso ao bairro Campos Sales, zona Oeste.

De acordo com o prefeito Arthur Virgílio Neto, a nova rua mostra o padrão que será aplicado nas demais vias de Manaus que serão requalificadas no Plano de Verão, como Djalma Batista, Constantino Nery, Max Teixeira e outros corredores viários.

“Foi uma obra feita pela administração direta com investimentos de, aproximadamente, R$ 2 milhões e que vai durar, pelo menos, 10 anos. É isso que queremos para a cidade, obras que venham melhorar a qualidade devida das pessoas”, destacou Arthur.

Ainda segundo o prefeito, a requalificação da avenida foi a primeira obra prevista para o Campos Sales. “Aqui teremos ainda escolas, Unidades Básicas de Saúde e quadras poliesportivas. Queremos levar os serviços da Prefeitura para todos os bairros, especialmente, àqueles mais carentes”, completou.

Com aproximadamente dois quilômetros de extensão, a Avenida Dona Otília recebeu recapeamento completo, além de terraplenagem, drenagem profunda e recuperação de meio-fio, sarjeta e calçada. Segundo o subsecretário da Seminf, Antonio Peixoto, há 13 anos a via foi aberta e essa foi a primeira vez que o local passou por melhorias.

“Esse é um trajeto vital para as zonas Norte e Oeste, porque interliga a Torquato Tapajós com o Tarumã, dando acesso ao Campos Sales, Parque Riachuelo, Parque Solimões e Parque Santa Etelvina, servindo ainda de rota para veículos pesados como ônibus e caminhões contêineres”, afirmou.

A ação conjunta, que mobilizou 50 trabalhadores de diversas Divisões Distritais, utilizou sete máquinas e mais de 900 toneladas de asfalto de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), considerado um dos mais duradouros revestimentos asfálticos.

Outro benefício trazido pela obra foi a instalação de 65 novas luminárias em toda extensão da via. As lâmpadas passaram de 150 watts de potência para 250 watts, melhorando a visão noturna dos motoristas e auxiliando na maior segurança dos pedestres, pois inibe a ação de bandidos.

Para o morador do bairro, o autônomo Antonio Carlos Picanço, 53, os moradores agora não precisam mais se preocupar com as alagações, comuns no período de chuvas. “No inverno, não tinha quem passasse de moto, nem carro. Hoje, não só a via foi recuperada, mas recebeu serviços de drenagem que vão impedir novas alagações e evitar que as pessoas andem no meio da rua”, comemorou.

A Prefeitura já havia realizado um mutirão emergencial no Campos Sales, em abril. Na ocasião, receberam o serviço de tapa-buraco as ruas Bagdá, Sabiá, Jacamim e Praia do Futuro, que são vias de grande fluxo de ônibus.

REPORTAGEM: Alita Menezes (Semcom) / Mel Luna (Seminf)