Projeto Espaço Verde na Comunidade será apresentado como exemplo de boa prática sustentável

Por Prefeitura de Manaus

02/07/2015 13h06

Icone audio

A Prefeitura de Manaus está representada no VI Encontro Nacional de Secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras – CB27 – que acontece em Natal (RN), desde quarta-feira, 1°, e segue até esta sexta-feira, 3. O CB-27 é realizado no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte e a abertura oficial do evento aconteceu nesta quinta-feira, 2, pela manhã.

 

O secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Itamar de Oliveira Mar, é o representante de Manaus no encontro. O evento de secretários de meio ambiente das capitais brasileiras chega a sua sexta edição e foi criado para que os gestores discutam a respeito dos desafios da política ambiental e troquem experiências das boas práticas sustentáveis já implementadas em seus municípios.

 

Boas práticas

O secretário de meio ambiente de Manaus vai expor, como boa prática sustentável do município, o Projeto Espaço Verde na Comunidade, lançado com grande aceitação pública na área verde do Loteamento Campo Dourado, Cidade Nova, zona Norte, durante as comemorações da semana do meio ambiente, no dia 2 de junho.

 

Emoldurando a apresentação do Projeto Espaço Verde na Comunidade, serão apresentados os indicadores socioeconômicos e ambientais de Manaus, como PIB, Ideb, Taxas de mortalidade e analfabetismo, área verde por habitante, áreas protegidas, indicadores de educação ambiental, política de resíduos sólidos, coleta seletiva, dentre outros.

 

O Projeto Espaço Verde na Comunidade vai ser apresentado como um projeto que nasceu da necessidade de instituir uma política pública de gestão ambiental voltada para a conservação e valorização das áreas verdes de loteamentos habitacionais de Manaus, legalmente aprovadas pelo município.

 

O projeto tem como ponto de partida a realização de um diagnóstico socioambiental junto à comunidade do entorno da área verde que identifica as diferentes formas de uso deste espaço pelos moradores e, a partir daí, verifica as possibilidades de intervenções para recuperação vegetal e implantação de infraestrutura de recreação e lazer, conforme previsto em Resolução do Conselho  Municipal de Desenvolvimento e Meio Ambiente de Manaus.

 

O Projeto Espaço Verde no Campo Dourado foi implantado em 2,8 mil m2 de uma área verde com extensão total de 21 mil m2, representando a área de intervenção 13% da extensão total da área verde, e foi viabilizado por uma compensação ambiental firmada entre a Semmas e a Direcional Engenharia.

 

Foram implantadas duas quadras de areia, arquibancadas, parque infantil, academia de ginástica ao ar livre, bicicletário, pista de caminhada, espaço de convivência, iluminação a Led e ainda foram feitas drenagem e asfaltamento nas ruas do entorno, paisagismo, além da recuperação vegetal da parte verde.

 

Segundo o secretário Itamar de Oliveira Mar, “com este projeto, a área verde deixa de ser alvo de invasão, de lixeira viciada e abrigo de delinquentes e passa  a ser referência de bem-estar e qualidade de vida para a população e de proteção ao verde da parte florestada que recebe reforço de plantio e monitoramento comunitário, seguindo as diretrizes da Prefeitura de Manaus de valorização dos espaços urbanos, inclusive dos espaços verdes”.

 

Itamar Mar lembra que a experiência de Manaus poderá ser útil a outras capitais, pois todas possuem casos de ocupações irregulares de áreas verdes, e se enquadra perfeitamente no objetivo do WRI/Embarq de auxiliar os governos a melhorar a saúde da população e criar espaços públicos seguros, acessíveis a todos e agradáveis ao convívio. “A troca de experiências é sempre enriquecedora”, declarou.

 

Clima

Durante o Encontro Nacional do CB27 também será realizada a 21ª Conferência do Clima-Paris 2015 com a presença do Ministro das Relações Exteriores, Everton Lucero, na qual  serão realizadas as palestras “Inventários de Emissões de GEE para as Cidades e Seminário do Embarq no Rio”, ministrada por Rachel Biderman da WRI, e “Pagamento por Serviços Ambientais e Adaptação baseada em Ecossistemas”, por André Ferretti, da Fundação Grupo Boticário.

 

O WRI Brasil/Embarq Brasil

O WRI (World Resources Institute) é uma instituição internacional de pesquisa, que transforma grandes ideias em ações que integram meio ambiente, oportunidades econômicas e bem estar humano.  A Instituição auxilia governos e empresas no desenvolvimento e implantação de soluções sustentáveis para os problemas de mobilidade e desenvolvimento urbano nas cidades brasileiras. Contribui para diminuir a emissão de gases de efeito estufa, reduzir a poluição, aumentar a segurança viária, melhorar a saúde da população e criar espaços públicos seguros, acessíveis a todos e agradáveis ao convívio. Criado em 2005, a EMBARQ Brasil agora integra-se, localmente, ao WRI Brasil para atingir resultados ainda mais transformadores.

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas): 92 3236-9423