Ouvidorias planejam coordenadorias de defesa do consumidor
28/06/2013 13h12

A implantação de coordenadorias de defesa do consumidor dentro da estrutura das ouvidorias do poder público foi o tema predominante na visita de cortesia que a ouvidora de Belém (PA), Eliana Uchôa, realizou na manhã desta sexta-feira, 28, ao ouvidor geral do Estado, Mário Bastos. Acompanhada do ouvidor geral do município de Manaus, Alessandro Cohen, Uchôa conheceu as dependências e os serviços prestados pela Ouvidoria Estadual, trocando informações sobre o tema.
Conforme Cohen, a postura de ouvidorias compartilhadas entre município e Estado, já em andamento em Manaus, agradou a ouvidora de Belém, que informou que vai levar a ideia à capital paraense, à medida que existe uma boa convivência entre os dois órgãos. A união de forças dos órgãos, concordaram os ouvidores, é importante para evitar as reclamações em massa como as que estão acontecendo no País.
“Se as ouvidorias fortalecerem o papel de ouvir e repassar as reclamações dos cidadãos aos órgãos competentes e estes atenderem de forma imediata aos anseios da população, minimizaríamos ou eliminaríamos a insatisfação do munícipe. Como consequência, não teríamos reações como as que estamos vendo, que não é bom para ninguém”, comentou Cohen.
A ouvidora de Belém iniciou sua visita a Manaus pela Ouvidoria do Município na manhã de ontem, 27. No próximo mês, está prevista a visita do ouvidor de Belo Horizonte/MG. Na pauta do encontro, conhecer a estrutura e os serviços prestados na Ouvidoria de Manaus, recentemente apontada pelo Instituto Ethos, entre as cidades-sede da Copa Fifa 2014, como a mais rápida no tempo de resposta às demandas.
Texto: Marcia Claudia Senna/OGM