Prefeitura vai disponibilizar 5,5 mil novas bolsas de estudo no programa Bolsa Universidade
23/06/2013 23h35

A Prefeitura de Manaus vai disponibilizar 5,5 mil novas vagas, no Programa Bolsa Universidade. Esta é a primeira vez que a Prefeitura faz uma chamada do Programa para o segundo semestre do ano. A determinação do prefeito Arthur Virgílio Neto é ampliar as chances para que os estudantes possam cursar o ensino superior.
De segunda-feira, 24, até domingo, 30, será realizado o novo processo de remanejamento do Programa, quando os candidatos já cadastrados e que ainda não foram contemplados poderão fazer uma nova opção de curso, em uma das seis instituições parceiras da iniciativa. O remanejamento será coordenado pela Fundação Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Fespi). As vagas são para bolsas de estudo parciais (50%) e direcionadas a candidatos ingressantes no ano letivo de 2013.
As 5,5 mil vagas disponíveis são para diversos cursos de graduação. São destinadas a candidatos já cadastrados no Programa, ou seja, que já apresentaram a documentação no início do ano, preencheram os requisitos para receber o benefício e permaneceram no cadastro de reserva do Programa, em função de ainda não terem obtido a bolsa de estudo.
“A nossa proposta é garantir que um número maior de pessoas tenha acesso ao ensino superior, de forma que haja chance de progredir profissionalmente, contribuindo, também, para o crescimento de Manaus”, disse o prefeito Arthur Neto.
A diretora-presidente da Fespi, Luiza Rebelo, explica que para fazer a nova opção, o candidato deverá acessar o site do Bolsa Universidade: http://bolsauniversidade.manaus.am.gov.br/inscricao/acesso/login
No endereço da web, os candidatos poderão visualizar a lista de cursos disponíveis em cada instituição e, desta forma, poderão fazer o remanejamento, selecionando o curso, turno e Instituição de Ensino Superior em que deseja concorrer à nova vaga. A Fespi deverá divulgar o resultado no dia 1º de julho, no site do Bolsa, a partir do meio dia.
O superintendente do Programa Municipal de Inclusão Socioeducacional, Daniel Rocha Filho, explica que os beneficiários que optarem pelo remanejamento terão acesso a bolsas de estudo parciais de 50% do valor do curso, sem que haja custo para a Prefeitura.
“Esse benefício é resultado de um esforço conjunto da Prefeitura com as instituições parcerias, em busca de ampliar o número de contemplados. É a primeira vez que o Programa faz uma chamada para o segundo semestre do ano. Trata-se de uma grande vitória”, ressaltou. Em 2013, foram oferecidas 20 mil vagas.
O superintendente diz, ainda, que após a divulgação do resultado, os contemplados deverão cumprir os procedimentos das instituições de ensino, para que a matrícula seja efetuada. “Dependendo da opção do curso e da instituição de ensino, o candidato poderá prestar novo vestibular, por exemplo”, esclareceu.
Estão disponíveis vagas nas seguintes instituições: Universidade Nilton Lins, Ciesa, Fucapi, Martha Falcão, Boas Novas e Materdei. Entre os cursos disponíveis estão: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Psicologia, Pedagogia, Jornalismo, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Enfermagem, Fonoaudiologia, Ciência da Computação, Design, Engenharia da Computação, Sistemas de Informação, Engenharia de Telecomunicação, Engenharia Ambiental, Tecnologia em Petróleo e Gás, Tecnologia em Segurança do Trabalho, Tecnologia em Logística, entre outros.
As matrículas deverão ser realizadas a partir de 3 de julho. Outras informações sobre o remanejamento podem ser obtidas pelo telefone 0800 0926355.
Fundação Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional – FESPI
Assessoria de Comunicação – Adyam Litaiff
Tel.: 3651-7126