Residente mais idosa da FDT comemora 98 anos

Por Prefeitura de Manaus

18/06/2013 14h31

Icone audio

A residente mais idosa da Fundação Doutor Thomas (FDT) ganhou uma festa de aniversário em comemoração aos 98 anos, na manhã desta quarta-feira, 18. A aposentada Neuza Freire de Araújo comemorou a data ao lado dos funcionários da instituição, a quem chama de “uma grande família”.
A aposentada contou que a festa foi o maior presente que ganhou e que está muito feliz por mais um ano de vida com saúde. “Não sei se eu merecia tudo isso, mas o carinho e a consideração quem eles têm por mim foi o meu maior presente. Aqui tenho tudo o que preciso uma família, amigos, saúde e fé em Deus”.
A diretora-presidente da FDT, Martha Moutinho Cruz, afirmou que comemorar o aniversário dos idosos residentes é uma prática comum na instituição. De acordo com ela, é uma forma de valorizar e demonstrar carinho aos residentes. “A dona Neuza é muito querida na fundação. Aos 98 anos, ela tem uma memória e uma lucidez incríveis. Fazer com que se sintam lembrados e queridos é uma das nossas principais funções. Por isso, a importância de comemorar o aniversário deles”.
A responsável pela Gerência de Gestão a Serviço do Idoso (GGSI) da FDT, Michelle Pereira, falou que os funcionários da instituição têm os idosos como integrantes da família e que poder proporcionar uma homenagem é gratificante. “É emocionante vê-los tão felizes. A Dona Neuza é muito querida e nos considera como parte da família. Eu sou a bisneta, mas ela também já elegeu a mãe e os netos aqui da Fundação. E é impressionante a lucidez dela. Ela lembra tudo com detalhes, tanto as datas importantes, como horas e até o saldo bancário”.
A nutricionista da FDT, Maria Alice Albuquerque, foi escolhida por Dona Neuza como mãe. Segundo a funcionária, a idosa é mais que amiga, é parte da família. “São encontros da vida que a gente tem e nós nos encontramos. Ela me chama e me trata como mãe mesmo. Qualquer problema que tenha, desde a TV que deixou de funcionar até a persiana que não esteja fechando direito, ela me procura para resolver. E eu gosto, é o mínimo que podemos fazer. Tenho um carinho, um amor muito grande por ela”.

História
A aposentada nascida no dia 18 de junho de 1915, em Benjamin Constant, interior do Estado, veio morar em Manaus, em 1943, onde se casou aos 27 anos com José Matias de Araújo. Após perder o marido, procurou a Fundação Doutor Thomas (FDT). “Não tive filhos e fiquei viúva com 70 anos. Minha única família eram meus dois irmãos, que também já tinham morrido. Como não queria ficar sozinha, procurei a Fundação, onde eu moro desde o dia 22 de novembro de 2007. Já se vão quase seis anos que estou aqui e eu gosto muito. Aqui encontrei uma grande família”.

Assessoria de Comunicação FDT