Prefeitura apoia atividades dos catadores e viabiliza galpões

Por Prefeitura de Manaus

12/06/2015 14h35

Icone audio

catadores (2)

 

Em conformidade com a Lei 12.305/10, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), a Prefeitura de Manaus ampliou ações que incentivam o trabalho dos catadores de resíduos recicláveis na cidade. Atualmente, cerca de 260 catadores, divididos entre associações, cooperativas e núcleos, recebem suporte da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp). Como parte desse apoio, a prefeitura viabilizou a contratação de galpões para acomodar o trabalho destes profissionais.

 

Desde o início da gestão, seis galpões foram viabilizados e entregues a associações para a segregação e beneficiamento dos resíduos. A perspectiva da Semulsp é entregar o sétimo espaço nos próximos dez dias. Com os galpões livres de ônus, os catadores podem investir mais na infraestrutura do local e na venda do material.

 

Ao todo, são 17 associações que se dividem nos galpões localizados na Avenida Itaúba (24 catadores), Jorge Teixeira (28 catadores), Zumbi, Cidade de Deus, Santa Etelvina (25 catadores) e Centro (mais de 50 catadores). “Com esses galpões cedidos pela Prefeitura de Manaus, não temos mais a despesa do aluguel dos espaços que usávamos para segregar. Agora temos um local devidamente equipado e que nos permite aumentar a nossa capacidade”, disse o presidente da Associação de Reciclagem e Preservação Ambiental (Arpa), Raul Lima. A organização é uma das contempladas e movimenta mais de 60 toneladas de resíduos por semana.

 

Raul Lima explica que a Arpa funcionava antes no bairro Novo Reino e do pouco lucro que tinham, pagavam um aluguel de R$ 1.500. “Neste espaço, vamos dar continuidade aos trabalhos com plástico, papel e papelão. A população do bairro que quiser colaborar com a coleta seletiva, pode vir até o local e descartar seus resíduos recicláveis no novo galpão”, lembrou o coordenador da Arpa.

 

O galpão da Itaúba, Zona Leste, que abriga o trabalho de 24 catadores, já movimenta mais de 12 toneladas de papelão por semana. “Esses galpões para nossa classe é mais do que uma ajuda. A Prefeitura está criando uma nova realidade para os catadores”, disse Alzenira Rodrigues Silva.

 

Além da entrega de galpões, outra ação da prefeitura neste ano é viabilizar a contratação definitiva de catadores para a realização de atividades de coleta seletiva. “Os catadores já atuam nos eventos da prefeitura, como a Copa do Mundo, Boi Manaus e a festa de Réveillon”, lembrou o secretário da Semulsp, Paulo Farias. “Estamos na fase final de contratação do sétimo galpão, que será localizado no bairro da Compensa”, adiantou.

 

A expectativa da Semulsp é construir mais dois galpões em terreno próprio para acomodar mais grupos de catadores em Manaus e, assim, impulsionar a cadeia da reciclagem em Manaus. A Prefeitura de Manaus também cumpre as determinações da Política Nacional de Resíduos Sólidos e estuda um formato para a contratação de grupos organizados de catadores.

 

“Apoiando a atividade dos catadores, estamos fortalecendo a cadeia da reciclagem em Manaus e mandando um recado claro às fábricas, indústrias e empresas, em geral, de que é seguro investir em reciclagem em Manaus”, avaliou Paulo Farias.

 

GALPÕES

ZONA LESTE

•      Jorge Teixeira

Endereço – Avenida Itaúba, n° 31

Especificações – 1.100m2

Informações – Abriga 45 catadores

Associações – Coopcamare (Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis do Estado do Amazonas) e ACR (Associação de Catadores de Resíduos) já movimenta

 

•      Zumbi dos Palmares

Endereço – Alameda Cosme Ferreira, 304, Zumbi II

Especificações – 400m2

Informações – Abriga 22 catadores

Associação – Arpa (Associação de Reciclagem e Preservação Ambiental)

 

•      Cidade de Deus

Endereço – Avenida Nossa Senhora da Conceição, Cidade de Deus

Especificações – 910m2 de terreno e 1.210 m2 de área construída

Informações – Abriga 22 catadores

Associação – Nova Recicla

 

ZONA NORTE

•      Santa Etelvina

Endereço – Rua Helena Cardoso,Nº 42, Bairro Santa Etelvina, CEP: 69059-290 (Antiga 7 de maio)

Especificações – 4.400m2

Informações – Abriga 25 catadores

Associação – Coopcamam (Cooperativa de Catadores do Amazonas)

 

•      Santa Etelvina

Endereço – Bairro Santa Etelvina

Especificações – 300m2

Informações – Abriga 9 catadores

Associação – Núcleos de catadores da Cooperativa Aliança no Santa Etelvina

 

ZONA SUL

•      Centro

Endereço – Rua Lourenço da Silva Braga, Manaus Moderna

Especificações – 7.000m2 de terreno e 800 m2 de área construída

Informações – Abriga 10 catadores Associação – Reciclamanaus

 

ZONA OESTE

•      Compensa (em contratação)

Endereço – Bairro Compensa

Especificações – 1.200m2

Informações – Abriga 21 catadores

Associação – Cooperativa Aliança

 

FOTOS: Altemar Alcântara e Karla Vieira/ Semcom