Bairro da Paz recebe equipes da Semmas e da Semulsp para solicitação de serviços

Por Prefeitura de Manaus

17/05/2013 20h51

Icone audio

Moradores do Bairro da Paz,  zona Centro-Oeste, se reuniram na manhã desta sexta-feira, 17, com equipes de trabalho das secretarias municipais de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e Limpeza Pública (Semulsp) para uma manhã de esclarecimentos sobre serviços que podem ser prestados pela Prefeitura de Manaus na comunidade. A reunião contou com a presença da secretária municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Kátia Schweickardt, e do diretor de Limpeza Pública da Semulsp, José Rebouças.

A Semmas realizou, no local, a distribuição de 200 mudas frutíferas e ornamentais e uma exposição de produtos feitos a partir do reaproveitamento de resíduos sólidos. O encontro ocorreu na sede da Igreja Luterana do Bairro da Paz, situada na Avenida das Avencas, e atendeu a uma solicitação da Associação de Moradores do bairro.

Os moradores buscaram orientação sobre a realização de serviços de corte e poda de árvore, mutirão de limpeza, tapa-buraco, combate à poluição sonora e assoreamento do Igarapé dos Franceses, que corta o bairro. Eles reivindicaram também o apoio da Prefeitura de Manaus ao projeto de criação de um parque municipal, em uma área específica, tendo em vista a ausência de espaços de uso público no bairro. A secretária Kátia Schweickardt lembrou que o processo de ocupação do bairro se deu de forma desordenada, razão pela qual a localidade se encontra hoje com problemas de assoreamento de igarapé e supostos focos novos de invasão que a população espera ver contidos.

A secretária chamou a atenção dos comunitários para a necessidade de se repensar a questão do lixo na comunidade. Os moradores foram informados pelo representante da Semulsp de que o bairro estará recebendo um mutirão de limpeza, nos próximos dias, mas, conforme observou a secretária Kátia, é preciso começar a mudar a visão em relação aos resíduos gerados .

“Precisamos criar um pacto entre nós para começarmos a pensar o lixo não como um inimigo e sim como um instrumento de geração de oportunidades. E a separação dos resíduos em casa é o primeiro passo para começarmos a mudar essa realidade”, afirmou Kátia, aproveitando para convidar os presentes a participarem da III Conferência Municipal do Meio Ambiente. O encontro contou também com a participação de gestores das escolas do bairro, o tenente da Polícia Militar Laércio Arndt, da 17ª Cicom, que atende o bairro, e idosos do Grupo Idade Espetacular.