Coleta seletiva já tem adesão de 60% dos lojistas do Centro
17/05/2013 20h00

No Dia Internacional da Reciclagem, hoje, 17, a Prefeitura de Manaus realizou uma caminhada no Centro para conscientizar lojistas, camelôs e cidadãos da necessidade de que eles participem diretamente dos trabalhos de limpeza pública na área. A ação envolveu as secretarias municipais de Requalificação do Centro (Semex), Limpeza Pública (Semulsp), Saúde (Semsa) e Meio Ambiente (Semmas).
Atualmente, segundo dados da Comissão Especial de Divulgação e Orientação da Política de Limpeza Pública (CDOLP), 60% dos lojistas, entre eles alguns camelôs, já conseguem fazer a separação correta dos resíduos. A coleta, a orientação, a sensibilização e a fiscalização são realizadas pela Semulsp, em parceria com a Cooperativa Aliança, que é formada por uma equipe de 33 catadores que atua diariamente, das 8h às 20h.
De acordo com o secretário da Semex, Rafael Assayag, com esse trabalho que vem sendo desenvolvido pela Semulps, desde o início da gestão do prefeito Arthur Virgílio Neto, no Centro, já começam a desaparecer as lixeiras a céu aberto. “Com todo o esforço da gestão do prefeito e da parceria entre as secretarias já é possível sentir um ambiente mais limpo, especialmente na região da antiga Zona Franca. Claro que há ainda alguns focos na Eduardo Ribeiro, mas que já estamos avançando para debelar”, afirmou o secretário.
Para o secretário de Limpeza Pública, Paulo Farias, a caminhada serviu para marcar a passagem do Dia Internacional da Reciclagem. Ele agradeceu aos lojistas do Centro que já participam dos trabalhos e reforçou a necessidade da conscientização de lojistas e camelôs para a importância da reciclagem. “O nosso foco é diminuir a quantidade de produção de lixo e, no caso do Centro, colaborar com a Secretaria do Centro para reorganizar a região com foco para a Copa do Mundo”, observou Paulo Farias.
O presidente da Associação Comercial do Amazonas (ACA), Ismael Bicharra, que também participou da caminhada, elogiou a ação e afirmou que a ação vem ao encontro dos interesses dos comerciantes do Centro. “No início da gestão do prefeito Arthur nós (a ACA) pontuamos problemas muitos sérios do centro de Manaus que afetavam diretamente o comércio e um deles era a falta de limpeza. Hoje, do pouco que já foi feito é possível ver famílias caminhando pelo Centro”, afirmou Bicharra.
Segundo ele, a ACA continuará colaborando para que 100% dos lojistas se integrem à ação da prefeitura e que incentivará também os camelôs. “Não há resistência de nenhum lojista em participar, porque todos nós queremos um Centro melhor e vamos trabalhar para incluir nesse processo os camelôs que são empresários informais”, disse.
Emerson Quaresma
Assessoria de Comunicação
Secretaria Municipal Extraordinária para Requalificação do Centro – SEMEX